Relembre a trajetória de um dos principais nomes do reggae que faria 80 anos hoje

É impossível pensar em reggae sem lembrar de Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley. O músico é responsável por sucessos que marcaram os anos 60 e 70 e que continuam em alta até hoje, como Is This Love, Three Little Birds e One Love. Por isso, a Antena 1 não poderia deixar de homenageá-lo em seu 80º aniversário.

Bob Marley nasceu em 1945, na pequena vila de Nine Mile, no interior da Jamaica. Filho do capitão do exército inglês Norval Sinclair Marley e da jovem Cedella Booker, ele se mudou ainda pequeno para Kingston, após a morte de seu pai. Durante a adolescência, Marley já demonstrava interesse pela música, sendo influenciado por gêneros como ska, jazz e R&B.

Foi ao lado de Bunny Livingston (seu meio-irmão) e do cantor Peter Tosh que Bob Marley deu seus primeiros passos no mundo da música, formando a banda Wailing Wailers. Em 1963, o grupo lançou seu primeiro single, Simmer Down, que rapidamente se tornou um sucesso na Jamaica.

Mesmo com o crescimento da banda, Marley passou um tempo nos Estados Unidos antes de retornar à Jamaica e se aprofundar no movimento rastafári, que influenciaria profundamente sua música e sua visão de mundo. Com uma nova mentalidade, o grupo The Wailers foi reformulado e lançou o icônico álbum Catch a Fire (1973), produzido pela Island Records.

A partir daí, Bob Marley e sua banda começaram a ganhar reconhecimento mundial. Hits como I Shot The Sheriff, regravado por Eric Clapton, ajudaram a popularizar o reggae em escala global. O sucesso foi consolidado com álbuns como Burnin’ (1973) e Exodus (1977), este último trazendo faixas que se tornaram verdadeiros hinos, como One Love.

Em 1976, durante um período de intensa instabilidade política na Jamaica, Marley organizou um show gratuito para promover a paz. Dias antes do evento, sofreu um atentado em sua casa e foi baleado no braço esquerdo. Mesmo ferido, subiu ao palco e fez a apresentação, reforçando seu compromisso com a união do povo jamaicano.

Após o atentado, Marley se exilou em Londres, onde lançou o disco Exodus, considerado um dos maiores álbuns de todos os tempos. Dois anos depois, retornou à Jamaica e organizou o One Love Peace Concert, reunindo líderes políticos rivais no palco em um gesto simbólico de reconciliação.

Em 1980, Marley lançou Uprising, que trouxe sucessos como Could You Be Loved. Porém, sua saúde começou a se deteriorar devido a um câncer descoberto anos antes. Em maio de 1981, aos 36 anos, Bob Marley faleceu, deixando um legado inestimável para a música e para o mundo.

Mesmo após sua morte, sua influência continua viva. Suas mensagens de resistência, paz, amor e união seguem inspirando gerações. Bob Marley não foi apenas um artista, mas um símbolo de luta e esperança, cujo impacto transcende o tempo.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?