Home Colunistas Colunistas Destaque Representatividade Negra na Política

Representatividade Negra na Política

A população negra ainda ocupa espaço reduzido na política, isto é um fato! Mas o que nós negros estamos fazendo para reverter este cenário? Resolvi destacar neste artigo três histórias de negros de sucesso que conquistaram seu espaço. Os mesmos percorreram seus caminhos, superaram obstáculos e com personalidade e atitude, acreditando que poderiam fazer a diferença por onde passavam, chegaram ao legislativo de suas cidades na região do ABC. Para se ter uma ideia do total de 142 parlamentares das sete cidades da atual legislatura da região do ABC em São Paulo, com base em dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), apenas nove se autoclassificaram negros sendo que destes 9 três estão presentes neste artigo.

Edilson Fumassa, filho de Dona Marisa e sr. Hélio desde de criança, com seu sorriso largo e simpatia, conquista as pessoas por onde passa. Trabalhou em várias funções, mas por 25 anos atuou no transporte chegando a motorista, profissão que o projetou a grande popularidade por conta de sua atenção, respeito e carisma com os passageiros principalmente os que possuíam mobilidade reduzida. Sempre levando alegria em seu ônibus, há 16 anos é o Papai Noel da cidade de Santo André, dirigindo o Bus Noel, levando o espírito de natal aos seus passageiros. Por conta de um passageiro que o incentivou a se candidatar, em 2012 conseguiu 3081 votos, mas não se elegeu. Na eleição seguinte em 2016, sabendo da boa votação da primeira eleição obteve 4081 votos onde foi eleito em 11º lugar e ocupa hoje uma das 21 cadeiras do legislativo da cidade.

Suely Nogueira nasceu em São Caetano do Sul em 1956. Teve, praticamente, toda a sua vida dedicada à Saúde e a Promoção Social, áreas em que, indiscutivelmente, se sobressaiu. Idealizadora de diversos Projetos Sociais, dentre os quais o tradicional “Natal Solidário” que há 18 anos tem como principal objetivo o de proporcionar momentos de confraternização e alegria para famílias carentes. Eleita em dois mandatos, 1996 e 2000, ficou um período fora do legislativo e em 2016 elegeu-se novamente vereadora com 1871 votos.

Sinvaldo Carteiro, filho da faxineira Rosa Sabará Gonçalves e do pedreiro Silvio Vieira Gonçalves é incentivador da prática do bem. Ouvinte dos conselhos dos pais, escolheu o caminho dos estudos para obter maiores oportunidades. Sua história de sucesso é fruto de seu empenho, de noites sem dormir, privações de momentos de lazer e muito empenho no trabalho honesto como distribuidor de panfletos, atendente, empacotador e estoquista, sendo carteiro por 10 anos. Estudante de escola pública, não abandonou seus ideais, abrindo mão de alguns sonhos para alcançar novos objetivos, um deles é estar vereador. Foi suplente em 2008 e 2012 na cidade de Mauá, ganhando a eleição em 2016.

Mediante a história de vida de cada um fica evidente que com empenho e fazendo o melhor ao próximo podemos conquistar o que almejamos. A forma a qual conduzimos nossa vida é o que nos proporcionará o sucesso esperado. Como sempre digo, acreditar é o primeiro passo para nossas conquistas! Então comece hoje a proporcionar um direcionamento para sua vida, pois nosso sucesso de amanhã dependerá de nossas atitudes de hoje.

Comentários

Comentários

Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Business and Management International Professional pela University of California (Irvine-EUA). É Consultor empresarial e autor do livro Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. Ministra Palestras e Treinamentos em todo Brasil, onde já desenvolveu e capacitou mais de 60.000 pessoas.