Revista RAÇA e Models Black fazem seletiva na maior Expo da Consciência Negra de São Paulo

As lutas do movimento negro na história do Brasil foram questões centrais da II Expo Internacional da Consciência Negra promovida pela Prefeitura de São Paulo e aberta ao público de 18 a 20 de novembro passado, no Expo Center Norte.

Este foi mais um importante passo na estratégia da política pública “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, lançada em 2021, em uma parceria da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e da Secretaria Municipal de Educação (SME).

A política pública visa combater o racismo estrutural na sociedade a partir da educação, incidindo na formação das próximas gerações.

O evento contará com a presença da Revista Raça e a agência de modelos negros Models Black que farão uma seletiva de novos talentos durante os três dias de evento. Além disso a Raça promove promoções muito mais. Está à procura de alguma edição específica? Lá será o momento de você achar! 

“Reunimos nesta Expo autores e pensadores que resgatam a história não contada nas nossas escolas; ao mesmo tempo, artistas com extraordinária força para comunicar uma mensagem antirracista que reverbere muito além deste momento e deste espaço. O que queremos é uma São Paulo que diga não ao racismo e lidere um movimento maior no país e para outras nações”, afirmou a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, idealizadora da política pública, ao falar com a revista Raça, durante o evento.

“Só vamos conseguir combater o racismo estrutural com o esforço conjunto de toda a sociedade, dia após dia”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes. “Parabenizo todos os dirigentes e servidores da Prefeitura que contribuíram para a realização da II Expo da Consciência Negra e implementando ações e políticas públicas para criarmos uma sociedade cada vez mais justa e livre de preconceitos”, concluiu.

Além do mais, de acordo com o curador, “a II Expo provocou uma reflexão substancialmente forte para os dias tumultuados em que vivemos: exige um posicionamento firme de todos em prol do fim do racismo, sobretudo na estrutura do mundo corporativo, cultural e educacional”.

Farias salientou que o Dia da Consciência Negra, criado na cidade de São Paulo há 18 anos, pela Lei Municipal 13.707, de 7/1/2004, sancionada pela então prefeita Marta Suplicy, a partir de projeto dos vereadores Claudete Alves e Ítalo Cardoso, impulsionou a criação da data em outros municípios do estado. Hoje, mais de mil cidades brasileiras, além de estados como Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro celebram o Dia da Consciência Negra, data da morte de Zumbi dos Palmares, marco da luta do povo negro.


Cultura, Educação e Justiça compõem os eixos das exposições

A partir de três eixos: Cultura, Educação e Justiça, a segunda edição da Expo da Consciência Negra, evento que os organizadores visam que entre para o calendário oficial da cidade, proporcionou aos visitantes uma imersão em lutas do movimento negro no Brasil e provocou reflexões quanto às raízes do racismo, além de difundir a cultura negra e reafirmar a capital paulista como indutora do debate e das ações para promoção da igualdade racial no país e na América Latina.

A programação gratuita e inclusiva teve preocupações em oferecer desde a acessibilidade para pessoas com deficiência á tradução em librar para quem acompanhou os painéis com palestrantes nacionais e estrangeiros. Também houve transmissão ao vivo do evento, por meio de parceria da São Paulo Turismo (SPTuris) com o Portal Terra.

Para a chegada ao evento, o público contou com transporte gratuito (traslado), saindo das estações do metrô Barra Funda e Tietê para o Expo Center Norte. 

Os visitantes puderam ter acesso a 74 estandes comerciais e 26 estandes institucionais, na área expositiva. Crianças puderam brincar no espaço infantil denominado “Erê”. Espaços “Cultura”, “Educação” e “Comunidade” e uma ampla praça de alimentação com comidas referenciadas da tradição de matriz africana integraram os 13 mil m² do Expo Center Norte.

Além de debates sobre o racismo estrutural, engajando a população em seu combate, discussão sobre a luta do movimento negro no Brasil e exposições, a segunda edição da Expo Internacional Dia da Consciência Negra contou com shows musicais durante todos os dias de exposições. A abertura oficial foi com Zezé Motta.    

Péricles foi o embaixador oficial da II Expo da Consciência Negra. Tivemos também a participação do Cubo, Majur, Samba de Dandara, Black Mad e DJ Easy Nylon (Baile Nostalgia), Fundo de Quintal, Luciana Mello e Walmir Borges, Luedji Luna, Samba da Vel e Rincon Sapiência.

Programação

PALCO PRINCIPAL: ATRAÇÕES

18/11

13:30 – 14:30 Samba da Vela convida Anderson Tobias (Show)

19:00 – 20:00 Ao Cubo (Show)

21:00 – 22:00 Majur (Show)

Dia 19/11

13:30 – 14:30 Samba de Dandara (Show)

19:00 – 20:30 Black Mad e DJ Easy Nylon (Baile Nostalgia)

20:30 – 22:00 Fundo de Quintal (Show)

Dia 20/11

10:30 – 11:40 Dexter, Marcivan, Canuto (Painel de debate sobre População Carcerária)

15:00 – 16:00 Luciana Mello e Walmir Borges (Show)

17:00 – 18:00 Luedji Luna e Rincon Sapiência (Show)

19:00 – 20:00 Péricles (Show)

Painéis

18/11

Painel 1 – “SENTIDO DE LIBERDADE: INDEPENDÊNCIA, ABOLIÇÃO, QUILOMBISMO” Horário: das 10h30 às 11h30

Painel 2 – “PRODUÇÃO LITERÁRIA SOB CONTEXTO DA PÓS-ABOLIÇÃO”

Horário: das 13h00 às 14h00

Painel 3 – “BIOGRAFIAS NEGRAS: OS RETRATOS DO BRASIL”

Horário: das 14h20 às 15h20

Painel 4 – “MODERNISMOS E MODERNIDADES: OS LIMA BARRETO DE HOJE”

Horário: das 15h40 às 16h40

Painel 5 – “RACISMO NO ESPORTE: FUTEBOL E AFINS”

Horário: das 17h às 18h

19/11

Painel 1 – “PROCESSOS DE APAGAMENTOS: PRÁTICAS DO RACISMO DENTRO E FORA DO AMBIENTE CORPORATIVO”

Horário: das 10h30 às 11h30

Painel 2 – “SOBRE O AMOR: O QUE OS MITOS E A FILOSOFIA AFRICANA TÊM A NOS DIZER”

Horário: das 13h às 14h

Painel 3 – “HERDEIROS DE CANDACES: HISTÓRIAS, HERANÇAS E LITERATURAS”

Horário: das 14h20 às 15h20

Painel 4 – “A FILOSOFIA PELA ANCESTRALIDADE: HISTÓRIAS, LEGADOS”

Horário: das 15h40 às 16h40

Painel 5 – “SOBRE RACISMO E DESIGUALDADE ANTE OS MEDIDORES SOCIAIS”

Horário: das 17h às 18h

20/11

Painel Especial

“POPULAÇÃO CARCERÁRIA”

Horário: das 10h30 às 11h30

Serviço:

17 de novembro – abertura oficial das 19h às 21h

18 a 20 de novembro – aberta ao público – a partir das 10h

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo-SP

Entrada gratuita – Transporte gratuito a partir do metrô Barra Funda e Tietê.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?