Rio de Janeiro recebe seu primeiro Museu da História e da Cultura Afro-brasileira – MUHCAB

Por Emanuele Sanuto

Na última terça-feira o que antes era um Centro Cultural localizado no Centro do Rio de Janeiro, nomeado como José Bonifácio, hoje é o Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, uma casa cheia de enredo, que está totalmente ligada a trajetória dos nossos ancestrais.

“Fazer com que este local se reafirme como um atabaque de ressonância da Pequena África para todo o Rio é o maior desejo e compromisso da gestão, disse o atual Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Marcus Faustini. Entre personalidades estiveram presentes o prefeito Eduardo Paes, mãe Edeuzita de Oxaguiã, Sinara Rubia Assessora de Práticas Antirracistas da SMC/RJ, a Vereadora Thais Ferreira, Marcelo Caléro – Secretário de Governo, Helena Theodoro, Léa Garcia, Antônio Pitanga além de Geisa Kétti que descerrou a placa em homenagem ao seu pai Zé Kétti, dando o nome ao bar da casa.

“Queremos voltar a discutir as nossas questões pretas que são relevantes para todo o Brasil, e ao mesmo tempo manter as atividades artísticas de sempre, só que agora com um olhar também debruçado para as atividades museológicas, desde que cheguei juntei a equipe e estamos empenhados neste foco” falou orgulhoso o gestor do Museu Leandro Santanna.

Além de ser o único Museu Afro da Cidade maravilhosa, o Equipamento Museológico conta com a curadoria assinado pelos jovens Erika Monteiro, Phelipe Rezende e Steeph Santana, cuja obras de artes foi produzida pela produtora Graviola Produções. Os visitantes podem conferir a exposição Protagonismo: Memória Orgulho e Identidade, de quinta à sábado das 10 às 17 horas, na Rua Pedro Ernesto, n 80 – Gamboa – Rio de Janeiro.

Fica aqui a dica cultural da Sanuto!

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?