Conheça o povo Dinka

 

Texto: Redação| Foto: Shutterstock | Adaptação we Sara Loup

Povo Dinka | Foto: Shutterstock

Povo Dinka | Foto: Shutterstock

Os Dinka formam a tribo mais orgulhosa e rica do país mais extenso da África. Vivem no Sudão meridional e é um dos povos de estatura mais elevada do mundo, medindo muitos homens mais de 2 m de altura. São cerca de três milhões. Ainda hoje, a vida dos Dinka está baseada na criação de gado, que reflete o papel de seus membros no grupo, suas crenças e rituais. O gado fornece leite, usado para fabricar manteiga e ghee. A pele é usada para fazer tapetes, tambores, cintos, cordas e amarras. O chifre e os ossos são usados para diversos materiais práticos e itens estéticos.

A poligamia é habitual entre os Dinka, ainda que há muitos homens que só têm uma esposa. Mantém a tradicional "dote" que a família do noivo deve entregar à família da noiva. Casam-se entre pessoas de diferentes clãs, o que tem facilitado a coesão social.

Consideram que o Levi rato (casamento de uma viúva com o irmão de seu esposo falecido), dá segurança à viúva e seus filhos. Ainda que uma co-esposa é responsável do cuidado de seus filhos, todos os filhos das co-esposas se criam juntos e costumam cozinham para os filhos de todas.

Tradicionalmente, os Dinka usam pouca roupa, sendo normal que um homem adulto fique totalmente nu, salvo os colares ao redor do pescoço.

As mulheres costumam levar só uma pele de cabra na cintura. Mas, cada vez mais, as jovens gostam das formas de vestir de povos vizinhos, e os homens, das longas túnicas usadas no norte. Especialmente os homens, gostam de se enfeitar.

 

Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 155

Comentários

Comentários