Aprenda sobre a história do povo swazi

 

TEXTO: Redação | FOTO: Rafael Cusato | Adaptação web: David Pereira

Modelo vestida conforme a tradição swazi | FOTO: Rafael Cusato

Modelo vestida conforme a tradição swazi | FOTO: Rafael Cusato

 

A tribo dos Swazis vive principalmente dentro da Suazilândia, um dos menores países da África, que fica a oeste de Moçambique. Os Swazis mantém viva até hoje – após milênios de proibição – a fala do idioma Swati.

Sua história é pouco conhecida porque, quando eram soberanos, os Swazi não desenvolveram a escrita e não há nenhum registro deles antes da dominação que sofreram por parte dos tarsitas, além disso, o pouco da história dos Swazi que era transmitida oralmente de pai para filho acabou se perdendo por causa da proibição feita por parte de seus dominadores em relação ao seu idioma original.

As mulheres Swazi usam tradicionalmente o estilo que para nós é conhecido como black power natural, chamado de colméia com uma trança única em volta e, por cima do penteado com cores cru, contas e búzios na sua decoração. Para a cerimônia de casamento, um parente deve colocar no último momento uma coroa de miçangas com uma bexiga inflada de bode abatido, para dar à noiva boa sorte na sua nova vida.
Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 155.

Comentários

Comentários