Saiba quais filmes você precisa assistir para entender ‘Pantera Negra 2’

Hoje o filme “Pantera Negra: Wakanda para Sempre” chega aos cinemas de todo Brasil. A nova produção da Marvel Studios é a continuação do mega-sucesso “Pantera Negra” e a mais recente interação do chamado Universo Cinematográfico da Marvel – que, a esta altura, já acumula 30 filmes, 20 séries, um especial e incontáveis curtas. Trata-se de um verdadeiro épico moderno e uma máquina de dinheiro: só os longas-metragens renderam até aqui uma bilheteria total de US$ 27,5 bilhões.

Por isso, quem não é exatamente iniciado no chamado MCU (da sigla em inglês) pode acabar perdido quando for assistir ao novo longa-metragem. Até mesmo para quem acompanhou tudo isso é difícil manter todos os fatos e acontecimentos frescos na memória. Começam a surgir dúvidas como “de onde veio esse personagem?”, “onde estava esse herói antes?” e coisas assim.

Se você é fã de filmes de super heroi, destacamos quais filmes e séries você precisa assistir (ou rever) para estar pronto para a nova aventura da Marvel. Dessa forma, você não perderá nenhum detalhe, nem ficará perdido.

E vale a pena. Chadwick Boseman, intérprete do herói, morreu em agosto de 2020, vítima de câncer. De certa forma, acompanhar a trajetória do Pantera Negra é honrar esse legado inspirador – algo que a Marvel Studios fecha com primazia dentro da história de “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, apesar da dificuldade que foi criar um novo enredo após perder o seu amado protagonista.

Para entender ‘Pantera Negra: Wakanda para Sempre’

Iniciado em 2008, o Universo Cinematográfico da Marvel (conhecido como MCU, da sigla em inglês) acabou se transformando em um enorme emaranhado de tramas que se interligam, o que dificulta a compreensão de alguns elementos-chave das histórias.

Isso atinge, em parte, “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”. É possível curtir o longa-metragem tendo minimamente assistido apenas a “Pantera Negra”, o filme anterior? É, sim. Porém, há acontecimentos retratados em outras produções que impactam em alguns elementos da nova aventura

Por isso, separamos a seguir aquilo que você precisa ver, rever ou apenas relembrar para poder curtir “Pantera Negra 2” em seu potencial completo:

HOMEM DE FERRO

  • O que tem de bom: “Homem de Fero” (2008) marca o início do Universo Cinematográfico da Marvel – e esse começo não poderia ser melhor, com um filme redondo, bastante ação e um Robert Downey Jr. que ficará para sempre indissociado do personagem Tony Stark. Dirigido por Jon Favreau (que, depois, nos encantaria novamente com o Baby Yoda e o seu “O Mandaloriano”), o longa-metragem lança as bases da tecnologia do MCU, algo que tem a sua importância dentro dos filmes do Pantera Negra.
  • O que te faz sentir: empolgação, satisfação

HOMEM DE FERRO 2

  • O que tem de bom: Continuação direta do filme anterior, “Homem de Ferro 2” (2010) amplia a construção do Universo Cinematográfico da Marvel – a essa altura, a Casa das Ideias já estava empenhada na união de seus principais heróis em “Os Vingadores”. Além de apresentar o primeiro equilíbrio de forças do MCU (dando mais espaço para a SHIELD e Nick Fury, além de introduzir a Viúva Negra de Scarlett Johansson), a produção traz um enredo que tem, sim, ligação com “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”. Afinal, Tony Stark precisa lidar com vilões tendo acesso à tecnologia das armaduras – algo que, anos depois, certamente influenciou uma das personagens importantes do mais novo filme da Marvel Studios.
  • O que te faz sentir: fragilidade, empolgação

OS VINGADORES

  • O que tem de bom: “Os Vingadores” (2012) é um marco do cinema. Pela primeira vez um estúdio teve a ousadia de unir em um só filme os super-heróis que eram as estrelas de suas próprias franquias, consolidando o Universo Cinematográfico da Marvel e essa verdadeira máquina de sucesso. Aqui, Homem de Ferro (Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Viúva Negra (Johansson) são reunidos por Nick Fury (Samuel L. Jackson) para enfrentar o vilão Loki (Tom Hiddleston) e o seu exército alienígena. Uma produção redonda, divertida e empolgante. Tem tanta importância para “Wakanda para Sempre”? Até que não, mas sempre vale a pena ver ou rever.
  • O que te faz sentir: coragem, poder

VINGADORES: ERA DE ULTRON

  • O que tem de bom: “Vingadores: Era de Ultron” (2015), o segundo filme d’Os Maiores Heróis da Terra, é o longa-metragem mais fraco da equipe. Porém, além de agregar sequências como a interessante luta entre Homem de Ferro e Hulk, tem um acontecimento importante que, no fim de tudo, levará ao surgimento do Pantera Negra: a destruição de Sokovia, um país europeu fictício, já no clímax da história.
  • O que te faz sentir: desapontamento, culpa

CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL

  • O que tem de bom: É aqui que, como dizem, “o enredo se adensa”. Após os eventos de “Era de Ultron” é aprovado o Tratado de Sokovia, obrigando que os heróis (incluindo os Vingadores) a se registrarem e agirem sob supervisão da ONU. Porém, Capitão América e Homem de Ferro se desentendem sobre os termos do acordo, o que, temperado por um conflito pessoal envolvendo o Soldado Invernal (Sebastian Stan) e potencializado pelo vilão Helmut Zemo (Daniel Brühl), se transforma em uma batalha entre os heróis. Em meio a essa confusão, o rei do país africano Wakanda, T’Chaka, é morto – e o seu filho, o agora rei T’Challa (Chadwick Boseman), assume o manto de Pantera Negra para buscar vingança. “Capitão América: Guerra Civil” (2016) é um dos melhores filmes da Marvel, equilibrando ação, disputa política e drama na medida certa.
  • O que te faz sentir: ressentimento, traição

PANTERA NEGRA

  • O que tem de bom: Após os eventos do filme anterior, o público é convidado a conhecer as origens e a cultura de Wakanda em “Pantera Negra” (2018). E que cultura! De forma primorosa, o diretor Ryan Coogler nos apresenta uma sociedade avançada e fortemente inspirada nas raízes africanas. Na produção, T’Challa retorna a sua terra natal para assumir o trono, mas é desafiado pelo primo – e vilão – Killmonger (Michael B. Jordan). Uma narrativa que não só honra a cultura da África, mas também a luta contra a segregação étnica nos EUA e que nos faz refletir com as ações de um dos mais interessantes antagonistas da Marvel nos cinemas. Um filme ótimo, que, não por menos, chegou a uma bilheteria global de US$ 1,3 bilhão.
  • O que te faz sentir: inspiração, poder

VINGADORES: GUERRA INFINITA

  • O que tem de bom: A “primeira era” do MCU envolveu o vilão Thanos (Josh Brolin) e a sua busca pelas Joias do Infinito. Essa trajetória chega ao seu ápice em “Vingadores: Guerra Infinita” (2018), no qual finalmente descobrimos o plano do antagonista: exterminar metade da vida em todo o universo, restabelecendo o equilíbrio. Uma parte desse conflito acontece justamente em Wakanda, com T’Challa e os seus compatriotas sendo uma força importante para tentar evitar o estalar de dedos de Thanos. Eventos desse filme são importantes dentro do contexto de “Wakanda para Sempre”.
  • O que te faz sentir: vazio, impotência

VINGADORES: ULTIMATO

  • O que tem de bom: Continuação direta de “Guerra Infinita”, “Vingadores: Ultimato” (2019) apresenta o contra-ataque d’Os Maiores Heróis da Terra, buscando reverter os efeitos do estalar de dedos de Thanos. O filme é longo (são 3h de duração), mas tem o mérito de unir praticamente todas as pontas soltas do Universo Cinematográfico da Marvel em uma verdadeira catarse para os fãs. Aqui, o Pantera Negra não tem tanta importância para o desenrolar da história, mas o surgimento de T’Challa no clímax da batalha final é de arrepiar. É este filme, em linhas gerais, que entrega o espectador para “Wakanda para Sempre”: o novo longa-metragem começa algum tempo depois dos eventos relatos aqui.
  • O que te faz sentir: excitação, catarse

FALCÃO E O SOLDADO INVERNAL

  • O que tem de bom: “Falcão e o Soldado Invernal” (2021) é uma das melhores séries do MCU, abordando o legado de Steve Rogers, o Capitão América, após a aposentadoria do herói em “Ultimato”. Em seis episódios, vemos os heróis Falcão (Anthony Mackie) e Soldado Invernal (Sebastian Stan) lidando com vilões ficcionais que, de certa forma, nos fazem refletir sobre o mundo em que vivemos. Em termos de continuidade com “Wakanda para Sempre”, o quinto episódio desta minissérie apresenta a personagem condessa Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus), que também está presente em “Pantera Negra 2”.
  • O que te faz sentir: recriminação, inspiração

Fonte: SPLASH UOL

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?