“SANKOFA”: O cultivo do próprio tempo, o novo EP dos rappers Thiago Elniño e GOG
O novo EP traz um olhar diferenciado sobre o tempo e sua importância, reforça a união das individualidades e ainda conta com a participação do deputado estadual do Paraná Renato Freitas @renatofreitasumdenos, a cantora baiana Monique Brito @monniquebrito e o cantor, poeta e artista plástico @incidentalpercurenatomatos Renato Matos. O intuito é mostrar a riqueza e transversalidade do trabalho, valorizando, sobretudo as diferenças vocais e a conservação da dignidade frente às lutas do dia a dia. O lançamento ocorreu nessa última quarta-feira (31).
Com o título de “SANKOFA”, o mini EP tem seis faixas, das quais duas são músicas e quatro interlúdios. O trabalho uniu duas gerações do rap nacional, Thiago Elniño @thiagoelnino, que quer ser referencia dos princípios e solidificar ainda mais os valores da cultura Hip-Hop brasileira. Já o outro nome é GOG @gogpoeta, uma das figuras mais emblemáticas e precursoras do rap no Brasil. A união desses dois artistas foi para articular sobre caminhos, trocas e memórias.
“Acho que esse trabalho traz uma reflexão sobre caminhos, etarismo e sucesso, o que é sucesso? Os números ou você construir uma caminhada que tenha impacto real na vida das pessoas? Quais artistas são realmente capazes de abrir mão do lucro financeiro para fazerem aquilo que vai ser realmente produtivo para sua comunidade? Eu e GOG somos comuns nessa escolha, HIP HOP importa muito para gente e a construção que se deixa na caminhada é o que mais faz sentido, não que dinheiro e números não sejam bem vindos, mas tem que ser mais que isso, tem que vir com a dignidade de não abandonar as ideias que temos fé!”, pontua o rapper Thiago Elniño.
O foco principal desse trabalho é proporcionar uma melhor qualidade de vida para os indivíduos pretos. O nome do EP está relacionado aos povos Ashanti, chamado Adinkras, que olham para o passado, se alimentam de experiências ancestrais, captando sabedoria para os desígnios do presente, que resultam em prosperidade no futuro.
As características do EP são: direto, forte e melódico. O tom musical é baseado em Boom Bap, com arranjos com tambores, ritmos de terreiro e culto aos orixás. Nomes do movimento manguebeat, como Nação Zumbi e Chico Science trouxeram as referências para “SANKOFA”. Primeiro volume da série de trabalhos que Thiago Elniño almeja fazer com a presença de outros nomes da história do rap, sempre pautado pela linearidade do tempo.
Disponível em todas as plataformas de áudio. Escolha a sua!