São Paulo terá memorial homenageando mortos pela escravização
No Mês da Consciência Negra, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lança edital de concurso para escolher o projeto arquitetônico para a construção do Memorial dos Aflitos. O edital deve selecionar três projetos, com prêmios de 50, 30 e 15 mil reais, para primeiro, segundo e terceiro colocados respectivamente, e prevê um valor máximo para desenvolvimento e elaboração do projeto vencedor de R$ 320.559,20.
O Memorial dos Aflitos será localizado no bairro da Liberdade, no centro de São Paulo, ao lado da Capela dos Aflitos. A iniciativa visa homenagear a histórica presença negra na região, que data da época da escravidão, mas que não é conhecida por boa parte da população. O local é emblemático na história dessa população, uma vez que lá foram enterrados negros e indígenas escravizados que eram executados no chamado “Largo da Forca”, hoje conhecido como Praça da Liberdade. A construção do Memorial foi sancionada na lei nº 17.310, em 2020 e tem como objetivo preservar a memória dos escravizados que viveram na região.
“O Memorial é uma iniciativa que resgata a história do povo negro na cidade”, afirma a secretária de cultura Aline Torres. “Essa é apenas uma das muitas ações que a Prefeitura está realizando neste Mês da Consciência Negra para valorizar a população negra, sua memória, seus artistas e sua história”.
FONTE: Prefeitura de São Paulo