Revista Raça Brasil

Compartilhe

Símbolo racista nos Estados Unidos, bandeira dos Estado Confederados é hasteada em evento no Brasil

Bandeira é é utilizada hoje por grupos racistas e supremacistas brancos

Na última sexta-feira (11), um expositor hasteou a bandeira dos Estados Confederados durante um evento de cerveja em Petrópolis, cidade localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro.

A bandeira dos Estados Confederados era usada por supremacistas brancos que viviam no sul dos Estados Unidos como símbolo de defesa da manutenção da escravidão, o movimento tinha como objetivo romper com os estados do norte. O movimento aconteceu durante a Guerra de Secessão, entre os anos de 1861 e 1865.

Os organizadores do evento disseram nas redes sociais que essa é a primeira vez que o expositor participa da feira. Eles alegam que só ficaram sabendo do significado da bandeira no final da noite de sexta.

A nota compartilhada pelos organizadores do evento também repudiou o episódio e pediu desculpas à socidade. “A organização de nosso evento sabia menos ainda é que atualmente essa bandeira foi apropriada por movimentos racistas, principalmente no norte da América, para difundir o ideal de uma supremacia branca, sendo um símbolo de movimentos sociais e políticos que comungam de tais ideias”.

O Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Petrópolis afirmou em entrevista ao G1 que vai entregar uma representação ao Ministério Público do Rio de Janeiro para pedir a apuração dos fatos e punição dos envolvidos.

Em nota nas redes sociais, o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, emitiu uma nota repudiando o ato. “Petrópolis diz não à intolerância! Minha eleição e o nosso governo representam o combate a todo tipo de intolerância, seja ela religiosa, racial, por gênero, orientação sexual ou discriminação de classe ou qualquer ato que possa ferir os direitos humanos”, disse.

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?