Símbolo racista nos Estados Unidos, bandeira dos Estado Confederados é hasteada em evento no Brasil

Bandeira é é utilizada hoje por grupos racistas e supremacistas brancos

Na última sexta-feira (11), um expositor hasteou a bandeira dos Estados Confederados durante um evento de cerveja em Petrópolis, cidade localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro.

A bandeira dos Estados Confederados era usada por supremacistas brancos que viviam no sul dos Estados Unidos como símbolo de defesa da manutenção da escravidão, o movimento tinha como objetivo romper com os estados do norte. O movimento aconteceu durante a Guerra de Secessão, entre os anos de 1861 e 1865.

Os organizadores do evento disseram nas redes sociais que essa é a primeira vez que o expositor participa da feira. Eles alegam que só ficaram sabendo do significado da bandeira no final da noite de sexta.

A nota compartilhada pelos organizadores do evento também repudiou o episódio e pediu desculpas à socidade. “A organização de nosso evento sabia menos ainda é que atualmente essa bandeira foi apropriada por movimentos racistas, principalmente no norte da América, para difundir o ideal de uma supremacia branca, sendo um símbolo de movimentos sociais e políticos que comungam de tais ideias”.

O Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Petrópolis afirmou em entrevista ao G1 que vai entregar uma representação ao Ministério Público do Rio de Janeiro para pedir a apuração dos fatos e punição dos envolvidos.

Em nota nas redes sociais, o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, emitiu uma nota repudiando o ato. “Petrópolis diz não à intolerância! Minha eleição e o nosso governo representam o combate a todo tipo de intolerância, seja ela religiosa, racial, por gênero, orientação sexual ou discriminação de classe ou qualquer ato que possa ferir os direitos humanos”, disse.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?