Sueli Carneiro comemora 72 anos
Hoje é o aniversário de Sueli Carneiro, uma das mais importantes intelectuais do país que constrói um legado pra luta antirracista. A paulistana, que é doutora e filosofia pela USP, fundou, em 1988, o Geledés (Instituto da Mulher Negra), primeira organização negra e feminista da cidade. Dentre os diversos pensamentos de Sueli, destacamos o conceito de enegrecer o feminismo no Brasil.
Em uma publicação de 2003, a filósofa explica que “Enegrecendo o feminismo é a expressão que vimos utilizando para designar a trajetória das mulheres negras no interior do movimento feminista brasileiro. Buscamos assinalar, com ela, a identidade branca e ocidental da formulação clássica feminista, de um lado; e, de outro, revelar a insuficiência teórica e prática política para integrar as diferentes expressões do feminino construídos em sociedades multirraciais e pluriculturais.
Com essas iniciativas, pôde-se engendrar uma agenda específica que combateu, simultaneamente, as desigualdades de gênero e intra-gênero; afirmamos e visibilizamos uma perspectiva feminista negra que emerge da condição específica do ser mulher, negra e, em geral, pobre, delineamos, por fim, o papel que essa perspectiva tem na luta antirracista no Brasil” Parabéns, Sueli e obrigado pelo legado!
A filósofa também ja esteve na revista na sessão PÁGINAS PRETAS.