Sustentabilidade é coisa de preto
Sustentabilidade não é algo novo. Talvez o uso do termo tenha se popularizado nos dias atuais, mas as atitudes sustentáveis não começaram a ser disseminadas e aplicadas agora.
Lançado em fevereiro deste ano, o podcast “Nossos Saberes” apresenta 10 episódios com importantes discussões sobre a relação de diferentes povos com a natureza. O podcast é uma iniciativa da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) em parceria com o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e o Iser Assessoria.
Débora Rodrigues da Silva, diretora executiva da Abong, contou que o projeto busca dar visibilidade a outras formas de viver, que estão na contramão do sistema atual. “Ele (O podcast Nossos Saberes) nasce com a oposta de discutir
e dar visibilidade a outras formas de viver em sociedade, na contramão de um sistema que tem destruído o planeta e a vida dos povos. São episódios que apresentam práticas de comunidades e organizações da sociedade civil, que mostram que é possível vivermos de outras maneiras, além de nos ajudar a compreender como podemos interromper a destruição do nosso planeta e construir uma sociedade mais justa e sustentável diante de um modelo econômico predominante que vem provocando tantas desigualdades e gerando danos irreversíveis. Queremos lembrar que há soluções e que elas já estão sendo praticadas. São saberes e valores de nossos povos que mantêm uma outra relação com a natureza e de vida em comunidade, saberes ancestrais somados também a conhecimentos desenvolvidos pela ciência, que afirmam que podemos parar com os desastres que estão em curso e construir caminhos alternativos”, explicou.
A primeira série de episódios está sendo veiculada nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Google) e também em rádios comunitárias parceiras, presentes na luta por direitos humanos e em comunidades que dialogam com as ações apresentadas.