Obra de Talita Azevedo propõe reflexão sobre a construção da memória nacional por meio de expedições e dados coletados em 13 regiões do país
A pesquisadora Talita Azevedo lança no dia 25 de abril o livro Presente Histórico: uma viagem de milhares de anos em 27, resultado de uma série de expedições realizadas nos últimos 12 meses por 13 localidades consideradas estratégicas para a compreensão da formação do Brasil. O projeto busca utilizar recursos tecnológicos para ampliar o acesso à informação e estimular a construção de um acervo nacional de memória.
“Entender a nossa árvore genealógica – ou mesmo ter ciência de eventos do passado, são fatores que contribuem para um presente mais consistente e um futuro ainda mais promissor”, disse a pesquisadora.
Antes mesmo do lançamento oficial, o público poderá acessar os três primeiros capítulos da obra em formato de audiobook. O material também está disponível no site presentehistorico.com.br, que reúne dados e registros fotográficos dos territórios mapeados.
Natural de Campinas (SP), Talita utiliza as expedições como ponto de partida para análises críticas sobre o presente e as lacunas na produção de conhecimento histórico no país. “Este mapeamento foi realizado em dezenas de viagens, de modo com que eu pudesse entender um pouco mais sobre dados qualitativos de cada narrativa e criar uma base de conceitos para compreender melhor um país tão continental quanto o Brasil”, explica.
Talita busca iluminar narrativas frequentemente apagadas, especialmente aquelas relacionadas à herança africana no Brasil.
A autora propõe que a reflexão sobre o Brasil contemporâneo passe pela análise do que está em evidência e do que segue invisibilizado. Ao longo do livro, ela propõe perguntas como: “Qual é o cenário brasileiro? O que está acontecendo hoje no país? O que não está acontecendo?”.
Site oficial do projeto: presentehistorico.com.br