Três gerações em sintonia pelo samba, resistência e representatividade

As modelos compartilharam suas histórias no samba e a importância da representatividade preta, em encontro no Rio de Janeiro

 “Existem Rainhas de todos os tipos, mas acredito que falte representatividade de modo geral. Você entra em um barracão, a maior parte das pessoas que compõem aquele lugar são pretas e têm aquilo na sua essência, na sua ancestralidade, vivem disso, sustentam suas famílias com isso. Tem musas e passistas maravilhosas, mas as vezes essas que ficaram ali ralando o ano todo, não ganham destaque”, afirma Erika Januza.

Bellinha, passista eleita estandarte de ouro e dona de um ateliê que já produziu para nomes como Anitta e Alcione, enfatizou a importância de Rainhas pretas.

“Toda passista almeja crescer, ser Rainha um dia e eu entendo que isso faz parte do protagonismo preto, que ainda não é forte como deveria ser no Carnaval, porque é uma questão de pertencimento, de reparação histórica e quando a gente consegue chegar nesses locais, a gente entende que estamos no caminho certo”.

Apesar da evolução, a instrutora e passista há mais de 50 anos Aldione Senna, destaca que ainda há um longo caminho a ser percorrido. “As transformações no samba nesses 50 anos tem sido muito positivas, mas algumas coisas ainda tem que ser ajustadas. O negro está sim tendo mais visibilidade, mas ainda falta muito”, afirma e conclui esperançosa: “a gente chega lá!”.

Aldione aproveita para defender quem está chegando agora no samba. “O samba é diversidade, tem lugar para todo mundo. Não existe isso de não ter ‘samba no pé’ porque todo mundo pode aprender e eu estou aqui para ensinar. As pessoas estão crucificando muito, e o que me deixa mais triste é que normalmente é uma mulher crucificando a outra. Que venham Rainhas maravilhosas, com graça e elegância.”

“Carnaval para mim, vem de outras vidas. Era fascinada assistindo pela TV e quando vim para o Rio de Janeiro, uma das primeiras coisas que fiz e nunca mais larguei. Tem famílias inteiras que vivem disso, trabalham o ano todo pra ver isso acontecer”, disse Erika Januza.

Crédito da foto: @AlexWoloch/Camarote Mar

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?