Uma mulher no comando na África!

Até a última sexta-feira, 19, Samia Suluhu Hassan respondia como vice-presidente da Tanzânia. A situação mudou após o então presidente John Magufuli, falecer de causas ainda incertas. Agora, a primeira presidente mulher do país, assume o cargo até 2025, ano previsto para o término do mandato.

Hassan tem 61 anos e é muçulmana, natural do arquipélago semiautônomo de Zanzibar. Em rápida cerimônia, prestou juramento em Dar es Salaam, capital econômica da Tanzânia, assumindo oficialmente a chefia do país.

“Posso garantir aos tanzanianos que nada ruim acontecerá durante este período. Começaremos de onde parou Magufuli”, disse Hassan em um breve discurso.
“Sejamos pacientes e nos unamos para avançar”, pediu à população.

Ela é uma das duas mulheres que lideram um governo atualmente na África, ao lado da etíope Sahle-Work Zewde, cujas funções são honorárias.

A carreira política de Hassan teve início em 2000, com a nomeação para deputada no Parlamento de Zanzibar pelo partido presidencial Chama Cha Mapinduzi (CCM), que atualmente permanece no poder. Pelo mesmo partido, foi eleita para a Assembleia Nacional tanzaniana.
Ao longo de sua trajetória na política, Suluhu Hassan desempenhou diversas vezes o cargo de ministra: Primeiro em Zanzibar, de 2000 a 2010, como ministra das Mulheres e Juventude, depois do Turismo e Comércio, e, em nível nacional, foi ministra dos Assuntos Sindicais, do ex-presidente Jakaya Kikwete.

O então presidente, John Magufuli teve a morte divulgada na quarta-feira, 17. O mandatário tinha 61 anos e morreu em decorrência de problemas cardíacos, segundo o Governo. Um de seus principais opositores, Tindu Lissu, porém, chegou a afirmar que a morte foi em decorrência do coronavírus, uma semana antes do anúncio oficial do óbito.

O governo negou que ele tenha contraído covid-19. Polêmico e autoritário, Magufuli era negacionista sobre a pandemia e pedia que os cidadãos continuassem trabalhando.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search