Fundo internacional oferece apoio a iniciativas que fortaleçam setores criativos; prazo termina em maio
Organizações brasileiras têm até 21 de maio de 2025 para se candidatarem à 16ª edição do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (FIDC), da UNESCO. A iniciativa financia projetos que promovam a diversidade cultural e o desenvolvimento sustentável, alinhados à Convenção de 2005 e à Declaração da Mondialcult 2022.
Para participar, cada país pode inscrever até quatro projetos, sendo no máximo duas propostas de instituições públicas e duas de organizações da sociedade civil. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela plataforma online do FIDC (unesco.org/creativity/en/ifcd/apply) até as 12h do dia 21 de maio, no horário de Paris (17h do mesmo dia no horário de Brasília). Após o envio, as propostas serão avaliadas por um painel independente e, posteriormente, pela análise final do Comitê Intergovernamental da Convenção de 2005, com resultados previstos para fevereiro de 2026.
No Brasil, o Ministério da Cultura está organizando um comitê de pré-seleção para avaliar os projetos nacionais. Instituições interessadas em indicar representantes devem enviar nome, cargo e contato para a Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MinC (AEAI/MinC) até 25 de abril de 2025.
Esta é uma valiosa oportunidade para impulsionar políticas culturais brasileiras em âmbito global. O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) reforça o convite à participação, destacando o potencial de visibilidade e financiamento para iniciativas que valorizem a diversidade cultural do país.3