Universidade Zumbi dos Palmares realiza 6ª  Virada da Consciência com homenagem a Glória Maia

Jornalista Gloria Maria é a grande homenageada da edição desse ano. A edição acontece entre os dias 13 e 20 de novembro

Está marcada para os dias 13 a 20 de novembro, na capital paulista, a realização da 6ª Virada da Consciência, um projeto da Universidade Zumbi dos Palmares, com diversas ações culturais, esportivas de lazer e entretenimento.

Criada em 2018 para comemorar a Semana da Consciência Negra, a Virada – que esse ano homenageia a jornalista Gloria Maria – é um movimento civil, empresarial e acadêmico para estimular a igualdade racial, oferecendo ao público inúmeras atividades inclusivas. Como diz o reitor José Vicente, “é um evento de extrema importância para colaborar com o combate ao racismo e para incentivar a diversidade racial”.

No total, a Virada 2023, que será aberta oficialmente no dia 13 de novembro,  na Fábrica do Samba, vai oferecer aos paulistanos e visitantes cerca de 15 eventos diferentes.

São vários os destaques desse ano. Um deles é o Congresso Unisamba 2023, uma parceria entre a instituição de ensino superior, a Liga Independente das Escolas de Samba e a União das Escolas de Samba Paulistanas, que será realizado entre os dias 14 e 17 de novembro, na Fábrica do Samba.

Na área esportiva, estão previstos a Corrida e Caminhada da Consciência, marcadas para o dia 20 de novembro, às 7h, com largada e chegada na Praça Heróis da FEB; e o Torneio de Basquete, em parceria com a NDU – Novo Desporto Universitário, marcado para os dias 18 e 20 de novembro, no Clube Espéria, com entrada gratuita.

Outro destaque é o 3º Fórum Internacional da Iniciativa Empresarial, agendado para os dias 16 e 17 de novembro, na sede da FIESP. Durante sua realização, serão premiados vencedores da 11ª edição do Hackathon – Desconstruindo o Racismo nas Relações Digitais.

No dia 17/11, ocorre a 8ª edição do Festival Afrominuto, que vai homenagear a vida e a carreira de Gloria Maria, tem como principal escopo incentivar alunos de mais de cinco mil escolas do Estado, das Secretarias Municipais de Educação de São Paulo e São Bernardo do Campo, SESI, Campus de Birigui do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo a pesquisar e promover o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial brasileira e à cultura afro-brasileira por meio de produções audiovisuais de um minuto, a serem feitas com a colaboração de seus professores. O anúncio dos vídeos ganhadores será feito no mesmo dia.

Gloria Maria será o tema central e a patrona da 11ª Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – FlinkSampa, com curadoria do também jornalista, professor e crítico literário Tom Farias, que inclui quatro mesas para temas relacionados à vida e à carreira da jornalista. O evento será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, no campus da instituição de ensino. O evento também inclui o lançamento do livro Maria, Gloria do Brasil, escrito em colaboração por jornalistas, profissionais de comunicação e apresentadores de TV, entre os quais Flavia Oliveira (Globo News), Dulcineia Novaes (TV Globo), Francisca Rodrigues, o jornalista e escritor Edney Silvestre, Luciana Barreto (CNN Brasil) e Zeca Camargo.

Também integram a programação da Virada da Consciência 2023 o Baile Virada da Consciência, no dia 18 de novembro; e o maior encontro de baterias e ritmistas de escolas de samba do mundo, que se reunirão na avenida Paulista, entre as sedes do Masp e da Fiesp, no dia seguinte. Além disso, serão realizados a Feijoada da Consciência, no dia 20/11, e o 2º Concurso Samba no Pé, no dia 18 de novembro.

O evento mais conhecido, já uma tradição na Virada, é a entrega da 21ª edição Troféu Raça Negro, marcado para o dia 20/11, na Sala São Paulo. O evento premia pessoa e empresas que atuam no combate ao racismo e na defesa da população negra.

A Virada da Consciência 2023 ser encerrada no dia 21 de novembro quando a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação vão renomear uma creche com o nome de Gloria Maria, evento que contará com a presença das filhas da jornalista. A Universidade Zumbi dos Palmares lidera a iniciativa de nomear locais públicos com nomes de personalidades pretas, caso da escritora Carolina de Jesus, autora de Quarto de Despejo e o músico Luis Melodia.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?