Veja a programação da Parada LGBTQIAP+ de SP

O tema é Vote com Orgulho – Por uma Política que Representa

Depois de 2 anos acontecendo de forma virtual devido à pandemia da covid-19, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo volta em sua 26º edição à Avenida Paulista no próximo domingo (19), a partir das 12h, com o tema Vote com Orgulho – Por uma Política que Representa, em referência às eleições de outubro deste ano. Realizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), o evento tem como objetivo reafirmar seu compromisso de luta contra o preconceito e promover a união e a força da comunidade LGBT+.

Parada LGBT na avenida Paulista em 2019, a última presencial antes da pandemia
Cabral/Folhapress

“Após dois anos sem edições presenciais, é um prazer imenso retornar às ruas e reforçar ao público sua responsabilidade em apoiar representantes que estejam comprometidos com um Brasil mais justo e igualitário. É por isso que endossamos na nossa campanha a necessidade de atenção com as eleições que se aproximam”, disse a presidente da APOLGBT-SP, Claudia Garcia.

Neste ano desfilarão pela paulista 18 trios elétricos, sendo o primeiro do grupo Mães Pela Diversidade, que reúne mães de pessoas LGBTQIA+ em apoio à comunidade. Entre os artistas confirmados estão Mariana Munhoz, Ana Dutra, Luana Hassen, Nick Cruz, Ariah, Brunelli, Quebrada Queer, Thaline Karajá, Kauan Russell, Tiago Abravanel, bloco Agrada Gregos, Gretchen, Paullete Pink, JoJo Todinho, Majur e as Pitayas, DJ Heey Cat, Mateus Carrilho, Aretuzza Love, Pocah, Luísa Sonza, Pepita, Lexa, DJ Cris Negrini, Ludmilla, Liniker, MC Rebecca, Minoqueens e Pabllo Vittar.

Segundo a APOLGBT-SP, a parada em São Paulo seguirá todos os protocolos vigentes de segurança, fortalecendo também a luta contra a covid-19.

PROGRAMAÇÃO

26º PARADA DO ORGULHO LGBT+ DE SÃO PAULO

Batekoo Pride
Uma das maiores festas dedicadas à cultura LGBTQIA+ e negra em São Paulo faz sua edição temática com duas pistas e participação de Pepita, MC Naninha, Tícia e Melly, além de DJs como Kiara Felippe e Freshprincedabahia.
R. Dr. Moisés Kahan, 134, Barra Funda, Instagram @batekoo. Sáb. (18), às 22h. A partir de R$ 41 em linktr.ee/batekoo


Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de São Paulo

É a vigésima edição do evento, que costuma sempre acompanhar a programação da Parada. Sob o tema “Pela Luta, Memória e Resistência Contra o Racismo, Transfobia, Bifobia e Lesbofobia”, as mulheres irão se concentrar na avenida Paulista e partirão em marcha.
Praça do Ciclista – av. Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Consolação, Instagram @caminhadalesbi.sp. Sáb. (18), às 14h. Grátis.

Castro Pride
A festa de dois dias –nesta sexta e neste sábado, dias 17 e 18– marca a despedida da Love Story, que em breve será inteiramente reformada para a abertura do novo projeto Love Cabaret, capitaneado por nomes como Facundo Guerra. Dedicado à música eletrônica e à cultura LGBTQIA+, o evento escalou DJs como o duo da África do Sul Goldfish, além de Valentina Luz, Matheus Meca e performances de drag queens.
Love Story – r. Araújo, 232, República, Instagram @festacastro. Sex. (17) e sáb. (18), às 22h. A partir de R$ 90 em ingresse.com/castro-pride

Centro Cultural da Diversidade
O espaço no Itaim Bibi prepara programação de shows, teatro, cinema e performances para os próximos dias. No campo da música, escalam, por exemplo, a cantora Assucena, que canta nesta sexta, dia 17. O teatro também é representado neste sábado (18) e no domingo (19) com o espetáculo “Wonder! Vem para Barra Pesada”, dedicado à artista travesti Claudia Wonder. No outro fim de semana também será possível assistir à peça “Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhas”, no dia 25, e à performance “Geração Drag”, que, no dia 26, reúne cinco duplas de drag queens no palco.
Centro Cultural da Diversidade – r. Lopes Neto, 206, Itaim Bibi, Instagram @ccdiversidade. Grátis, com retirada de ingressos 1h antes

Centro Cultural São Paulo

O espaço promove eventos relacionados ao mês do orgulho LGBTQIA+. Desta sexta (17) a domingo (19), fica em cartaz a peça “Manifesto Transpofágico”, de Renata Carvalho, que narra os caminhos de seu corpo travesti. Depois, entre os dias 22 e 26, Marco Antonio Oliveira leva ao palco “O Silêncio Anuncia o Grito ou Voz Bixa”, no qual resgata histórias de infância para reconstruir memórias de “corpos e performatividades dissidentes”.
CCSP – r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, Instagram @centroculturalsp. Grátis, com retirada de ingressos 1h antes.

Fábricas de Cultura

Os espaços também têm eventos direcionados à população LGBTQIA+ ao longo do mês. Neste sábado (18), por exemplo, a unidade do Jaçanã é palco do espetáculo “O Direito de Amar”, da Cia JS Teatral, que, em formato de comédia musical, mostra a vida amorosa de um personagem gay em uma cidade afastada. Já no dia 25, no Capão Redondo, há o concurso Miss Drag Capão Redondo, no qual drag queens são desafiadas a criar uma performance. Também por lá, mas no dia 29, haverá leitura de livros infantojuvenis com a temática LGBTQIA+.
Fábrica de Cultura Jaçanã – r. Raimundo Eduardo da Silva, 138, Jaçanã, tel. (11) 2249-8010, Instagram @fabricadeculturasp Sex.(18), às 15h. Grátis
Fábrica de Cultura Capão Redondo – r. Bacia de São Francisco, s/n, Capão Redondo, tel. (11) 5822-5240. Miss Drag: sáb. (25), às 18h. Leitura: qui. (29), às 10h30. Grátis

Taça da Diversidade
O campeonato que reúne cerca de 260 jogadores divididos em 16 equipes associadas à Ligay Nacional de Futebol faz uma edição show de bola na Nossa Arena –entre os times aparecem nomes como Unicorns Brazil, Trans United e Joga Miga. As doações arrecadadas no evento serão enviadas ao Instituto Casa Florescer, dedicado a acolher pessoas travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social.
Nossa Arena – acesso pela av. Nicolas Boer, 10, Barra Funda, Instagram @tacadadiversidade. Sáb. (18), às 10h. Entrada: um produto de higiene pessoal.

Poc Con

A feira LGBTQIA+ de quadrinhos e artes gráficas criada de forma virtual em 2019, durante a pandemia, finalmente tem edição presencial. Além de mais de 110 expositores que venderão seus trabalhos, nomes como Laerte Coutinho e Chris Gonzatti também fazem sessões de autógrafos. O evento prepara ainda mesas virtuais e presenciais sobre temas como o quadrinho nacional.
Casa de Portugal – av. da Liberdade, 602, Liberdade, Instagram @poc_con. Sáb. (18), das 11h às 20h. Programação e inscrições em poccon.com.br. Grátis

​Salão de Arte Homoerótica
O espaço cultural independente Vórtice faz seu primeiro salão de arte homoerótica, em que seis artistas mostram seus trabalhos que mergulham no universo gay, abordando temas como sensualidade, transgressão e desejo. Sob a curadoria de Paulo Cibella, a mostra terá trabalhos de nomes como Daniel Jaen, Hanz Ronald e o mexicano Félix D’Eon.
Vórtice Cultural – edifício Vera, r. Álvares Penteado 87, 7º andar, Sé, Instagram @vorticecultural. Até 30 de julho, de qua. a sáb., das 11h às 19h. Grátis

Fonte: Folha Uol

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?