Vera Magalhães é criticada após perguntar a Martinho da Vila sobre suposto envolvimento de escolas de samba com milícias
Criticada pelo filho do cantor, Tunico da Vila, nas redes sociais, a apresentadora do Roda Viva rebateu dizendo que não vê desrespeito na pergunta
Na última segunda-feira, Martinho da Vila foi o entrevistado da noite no programa Roda Viva, exibido semanalmente pela TV Cultura. Durante uma rodada de perguntas, a apresentadora do programa Vera Magalhães, questionou o músico sobre a suposta “relação das escolas de samba com as milícias”, afirmando que elas “sempre tiveram ligação com o jogo do bicho, portanto com a contravenção”.
As afirmações deixaram Martinho desconcertado e em sua conta no Twitter, a jornalista pontuou: “Martinho da Vila desconversou quando questionei sobre a infiltração mais recente das escolas de samba do Rio pelas milícias”. Ao ser criticada pelo filho do cantor, Tunico da Vila, e pelo público, a apresentadora deletou o tweet.
Tunico afirmou “não desconversou… ele só não quis conversar porque realmente é um assunto desnecessário e desrespeitoso com ele… só isso… nada demais”. Depois da resposta, foi rebatido por Vera: “Não vejo desrespeito algum”. Nem todas as perguntas numa entrevista são agradáveis, infelizmente. De resto, respeito sua opinião. Um abraço”, responde.
Especialistas criticaram a abordagem da apresentadora ao relacionar elementos da cultura negra, como o samba, com o crime e pela indelicadeza de questionar um homem com a experiência e relevância de Martinho da Vila sobre o assunto, desconsiderando sua obra.
A resposta do cantor à pergunta, foi: “Não tenho notícia da milícia dirigindo uma escola de samba, miliciano dirigindo escola de samba. Na Vila Isabel, por exemplo, não tem esse problema”.