Atleta de alto rendimento se iguala a Ronaldo Fenômeno em número de gols pelo Real Madrid
A noite do último sábado, que terminou com derrota do Real Madrid para o Valencia por 2 a 1, também foi marcada por um feito que escapa das estatísticas frias do futebol. Ao balançar as redes no estádio Santiago Bernabéu, Vinicius Junior atingiu a marca de 104 gols pelo clube e igualou Ronaldo Fenômeno como o brasileiro com mais gols na história da equipe espanhola. Um feito que, para o jovem de 24 anos, carrega mais que números: é memória, afeto e trajetória.
“Eu cheguei aqui um menino, e ele me ensinou o caminho do gol”, escreveu Vini Jr. nas redes sociais, em homenagem a Ronaldo. A mensagem traduz a dimensão emocional do momento para o atacante, que vive talvez a sua fase mais madura dentro e fora de campo.
Contratado ainda adolescente, para a temporada 2018/2019, Vini desembarcou em Madri cercado por expectativa, mas também por dúvidas sobre seu potencial. Seis anos depois, soma 14 títulos, incluindo duas edições da Liga dos Campeões, nas quais teve papel decisivo. A ascensão foi construída com tempo, trabalho e adaptação, elementos cada vez mais raros na trajetória de jogadores de elite.
“Vinicius está construindo uma carreira lendária, com números inimagináveis para alguém que, no início, tinha dificuldades na finalização. Mesmo que um dia deixe o clube, já é um dos jogadores mais desequilibrantes da história do Real Madrid” avalia Fernando Sánchez Tavero, jornalista do diário espanhol AS.
Com mais de 300 partidas disputadas, Vinicius é hoje uma das principais referências do elenco. Seus 104 gols se somam a 71 assistências, o que significa uma média de participação direta em gols superior a 0,5 por jogo. Mais do que estatísticas, trata-se de protagonismo em momentos decisivos.
Ainda assim, há quem veja o caminho como promissor, mas não completo. Para o também jornalista Manu de Juan, Vini Jr. ainda precisa de mais tempo para ser colocado entre os maiores ídolos da história do clube.
“Colocá-lo no topo ao lado de nomes como Di Stéfano, Raúl ou Cristiano Ronaldo ainda é precipitado. Mas, se ampliarmos a lista para um top 20, ele já merece um lugar. E tem potencial para ir além, principalmente se optar por seguir no clube por muitos anos” pondera.
Sob contrato até junho de 2027, o atacante já iniciou conversas com a diretoria merengue para uma renovação. Do outro lado, há o interesse crescente de clubes sauditas, dispostos a oferecer cifras milionárias para levá-lo.
Fora do campo, Vini também tem buscado construir um legado. Recentemente, foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, em um reconhecimento que amplia seu alcance para além das quatro linhas.
Aos 24 anos, Vinicius Junior está longe de um ponto final. Mas a história que escreve no Real Madrid já ocupa um capítulo relevante entre os brasileiros que passaram pelo clube, e se continuar assim, pode em breve ser protagonista do livro inteiro.