Viola Davis se torna a atriz negra mais indicada ao Oscar

Viola Davis, aos 55 anos, se tornou nesta segunda-feira (15) a atriz negra com o maior número de indicações ao Oscar da história da premiação. O papel da fabulosa Ma Rainey em “A Voz Suprema dos Blues” colocou Davis na disputa pelo prêmio de Melhor Atriz, sendo esta a quarta indicação geral ao longo de sua carreira.

Davis já concorreu a melhor atriz por “Histórias Cruzadas”, em 2012, melhor atriz coadjuvante por “Dúvida”, em 2009, e recebeu a estatueta pela atuação em “Um Limite Entre Nós”, em 2017, na categoria Melhor Atriz Coadjuvante.

Apesar do recorde, o número revela uma baixa diversidade racial no principal prêmio de cinema do mundo, e Davis comentou à revista Variety sobre o assunto.

“É um reflexo das oportunidades. Ser uma atriz negra é como ter um corpo fabuloso, mas não ter as roupas certas para o exibir”, disse a indicada.

A última mulher negra a vencer na categoria de Melhor Atriz foi Halley Berry, em 2002. Foi a única na história de 93 anos da premiação.

Alvo de diversas críticas pela baixa diversidade racial, a Academia do Oscar adotou em 2020 uma nova política de indicação. Em nota, o grupo afirmou que as obras que quiserem concorrer a estatueta de melhor filme deverão trabalhar a diversidade dentro e fora dos sets de produção. A decisão passa a valer a partir da 96ª edição, em 2024.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?