Você sabia? O look de Viola Davis no Met Gala foi uma forma de protesto
Um dos eventos do primeiro semestre que muita gente aguarda por aí é o baile de Anna Wintour que reúne celebridades com looks de grifes renomados. Neste ano, o tema do MET Gala foi “Karl Lagerfeld: A Line of Beauty” e gerou um burburinho enorme por que o estilista era abertamente elitista, homofóbico e tecia comentários gordofóbicos e machistas. A atriz Viola Davis protestou contra o falecido estilista usando a cor que ele mais abominava: Rosa.
Vez ou outra, um artista convidado foge do tema, mas, desta vez a editora chefe da Vogue e criadora do baile resolveu baixar a regra e exigir que todos estivessem nos trajes adequados e alinhados ao tema. O alemão Karl Lagerfeld morreu em 2019 aos 85 anos.
ENTENDA A POLÊMICA
Após o anúncio do tema escolhido, muitos artistas podem ter declinado o baile por conta do tema escolhido. O MET Gala já foi palco de temas muito interessantes e que geraram diversos tipos de looks icônicos, como em 2019 que homenageou a moda Camp, um estilo exagerado que não deixa de ter seu glamour.
Porém, em 2023, o tema escolhido para homenagear a contribuição de Karl Lagerfeld gerou muitos burburinhos e muita discussão, afinal, seu legado é mantido de todas as maneiras, até com suas falas problemáticas e pesadas. Entre algumas declarações, Karl chegou a ofender Coco Chanel, outra grande estilista, dizendo que “Ela nunca foi feminista porque nunca foi feia o suficiente para isto”.
Em outra declaração pesada, ele criticou roupas estampadas e disse: “Estampas são para mulheres de meia idade com problemas de peso”. Lagerfeld nunca se desculpou de ofender minorias e desferir ofensas gratuitamente.