Vozes negras importam: cantores do Rio Grande do Sul contam suas histórias
Trajetória de 12 cantores e cantoras negras é tema da websérie “Vozes negras importam”
A websérie, dirigida por Tiago Trindade, compilada em documentário, retrata a história e trajetória de cantores e cantoras negras do estado do Rio Grande do Sul. São apresentadas por meio de conversas, as batalhas, dificuldades, vitórias e conquistas dos/as artistas.
O enfrentamento ao racismo é pano de fundo da discussão e eles e elas também contam sobre a importância de narrar suas próprias histórias no sentido de ressignificar a presença negra no país e naquele estado.
“O que nós sabemos sobre os negros? Sabemos aquilo que a sociedade deixa a gente saber”, disse Paulo Dionísio. Luana Fernandes completa, dizendo que “contaram tudo errado e a gente precisou buscar nossa história”.
Os relatos são sinceros e potentes, embalados por uma trilha sonora que dialoga com cada mensagem e uma fotografia capaz de aproximar quem assiste.
Além do documentário, “Vozes negras importam”, é possível também assistir às histórias de Cristal, Geda, Glau Barros, Graziela Pires e Dejeane Arrué (50 Tons de Pretas), Jorge Foques, Luana Fernandes, Marietti Fialho, Pâmela Amaro, Paulo Dionisio, Rafa Rafuagi, Serginho Moah e Valéria Barcellos em websérie.
Foto: Divulgação/Tiago Trindade.