Revista Raça

Capa

Yasmim Stevam é alvo de ataques racistas por causa de seu cabelo

  • Autor: hamalli

  • Publicado em: 23/02/2018

  • Comentários:

Yasmim Stevam usou seu perfil no Facebook, na madrugada desta quinta-feira, 22, para revelar que foi vítima de racismo nas redes sociais, após participar do “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo.

E o pior. A dona de brechó foi ao matinal justamente para relatar o preconceito que sofreu para arrumar emprego por conta de seu cabelo.

Apesar de lamentar o ocorrido, a moça deu uma aula de superioridade ao comentar sobre o episódio usando um trecho de um discurso famoso de Malcoml X – um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos.

"’Quem te ensinou a odiar a textura do seu cabelo? Quem te ensinou a odiar a cor da sua pele de tal forma que você passa alvejante para ficar como o homem branco? Quem te ensinou a odiar a forma do nariz e a forma dos seus lábios?’ [...] Finalmente enxergar claramente que o problema não está em mim, não está na minha pele, não está no meu cabelo, não está em meus traços. O problema vem dentro de você, ser humano limitado, cheio de padrões pré-estabelecidos sobre mim, com base apenas na minha aparência”, iniciou.

Yasmim ainda mandou um recado aos autores dos ataques contra ela.

“[...] Por fim, agradecer a todos aqueles que têm tentado me diminuir e me desestabilizar. Tenho usado o racismo como meu combustível para encher o tanque dos meus projetos, usar os limões que você me deram para fazer uma grande limonada (Salve Beyoncé), seguir caminhos altos que tem me levado a lugares altos, continuar vendo meus trabalhos sendo divulgados em revistas, como ‘Vogue’”, completou.

Poucas horas após a publicação, a mensagem da empresária já tinha quase duas mil curtidas e 800 compartilhamentos.

" Quem te ensinou a odiar a textura do seu cabelo? Quem te ensinou a odiar a cor da sua pele de tal forma que você passa...

Publicado por Yasmim Stevam em Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

 

Comentários

Comentários