Santiago de Cali é a terceira cidade mais importante da Colômbia. Está situada na região sudoeste do país, a uns cento e vinte quilômetros do porto de Boaventura, na costa do Pacífico. Uma quarta parte da sua população é de origem africana, descendente dos escravizados que trabalhavam nos canaviais e nos engenhos durante o período colonial.

Tanto Cali como Boaventura estão fortemente conformadas por uma cultura popular que tem suas raízes na população afro, em que a salsa de Cali tem um lugar principal.

TamborEm Cali existe a Fundação Katanga, que se trata de um coletivo dedicado à difusão e conservação da cultura tradicional colombiana, em particular a fabricação de instrumentos musicais de percussão de diferentes regiões do país. Sobre a base das técnicas ancestrais da luteria afro, fabricam seus instrumentos com madeiras tropicais da selva úmida do rio Baixo Calima, situadas em Boaventura. Seus instrumentos, em geral de percussão, se caracterizam por serem elaborados em uma só peça de madeira vazada. Assim se tem a garantia de um som de alta qualidade e maior duração. Os instrumentos são finalizados com fibras naturais, tanto de origem vegetal como animal.

Katanga é uma palavra de origem kimbundu formada pelo prefixo ka e a raiz ntanga. De acordo com o pesquisador argentino Nestor Ortiz Oderigo, o nome da bela região mineira do sul da República do Congo, é uma palavra de ampla difusão na América Latina. Na Colômbia o nome é de um cesto destinado a guardar os produtos de pesca e utensílios caseiros, e também se refere a um trabalho difícil e tedioso.

Embora o trabalho da Fundação Katanga não tenha sido tedioso, é uma tarefa difícil que vem sendo desenvolvido há praticamente 20 anos. A Fundação tem levado a frente um trabalho comunitário através de programas sociais e culturais que têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que têm participado. Cada programa tem um alto conteúdo de valor social, contra o racismo, cultural e tradicional que facilita o encontro entre famílias e a integração de crianças, jovens e adultos das comunidades com as quais se tem trabalhado. Da mesma maneira, a fundação tem projetado e executado processos de formação cultural e de preparação para o trabalho, que tem favorecido a geração de empregos na Colômbia.

Comentários

Comentários