Revista Raça

Capa

Equidade racial e de gênero em debate com CEOs

  • Autor: hamalli

  • Publicado em: 10/05/2018

  • Comentários:

Com o objetivo de discutir diversidade no âmbito corporativo, principalmente a partir da inserção de negros e negras em cargos estratégicos de empresas no Brasil, dois encontros estão movimentando o mundo corporativo.

O primeiro evento foi promovido pela Amcham (Câmara do Comércio Brasil-Estados Unidos), no dia 16 de abril, e foi estruturado em dois painéis para tratar a temática. A primeira mesa foi composta por três funcionários negros com cargos de prestígio e que atuam em corporações que incluíram ações afirmativas em seus quadros. O debate girou em torno da relevância de a alta gestão abranger esta pauta, levando em consideração que negros geralmente enfrentam mais dificuldades no acesso à educação e necessitam de um acolhimento maior.

A segunda mesa foi composta por três CEOs de renome no Brasil, sendo Théo Van Der Loo, da Bayer, Cristina Palmaka, da SAP, e Noel Priox, do Carrefour. A mesa traçou perspectivas sobre cotas raciais no Brasil, metas de inclusão de negros, desde estagiários a cargos de decisão, além do ponderar estrategicamente a permanência e ascensão de afro-brasileiros, já que, como destacou o Théo Van Der Loo da Bayer, “pensar em diversidade não é algo de esquerda ou direita, mas, sim, pensar o Brasil e a justiça. Pois se mais de 50% da população é negra, é justo que haja um reflexo do que é a sociedade nas corporações, sobretudo nos cargos de comando”.

Comentários

Comentários