HOMENAGENS A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Saiba mais sobre a festa em homenagem a Nossa Senhora do Rosário

 

TEXTO: Redação | FOTO: Divulgação | Adaptação web: David Pereira

Os reis de Congo | FOTO: Divulgação

Os reis de Congo | FOTO: Divulgação

O distrito de Major Ezequiel, Localizado no município de Alvinópolis (MG), esteve em festa de 22 a 27 de abril, quando cerca de 2,5 mil pessoas, entre congadeiros, convidados e visitantes, participaram dascelebrações em homenagem a Nossa Senhora do Rosário. A festa contou com programação ampla, sempre com destaque para o congado, dança de cunho religioso e cultural de influência africana.

Tradicionalmente, o desfile reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo. No passado, ficou conhecido como sincretismo religioso porque identificava aos santos do catolicismo as entidades dos cultos africanos. Os congos formam dois grupos: do Rei Congo e do embaixador da Rainha Ginga, o qual, por meio de diálogos, realiza as embaixadas. Figuram príncipes, ministros, o general da rainha e figurantes com adornos multicoloridos que dançam e reproduzem o choque das armas, conhecido como dança das espadas. As melodias são executadas por viola, cavaquinho, violão, reco-reco,pandeiro, bumbos, triângulo e sanfona. O ponto alto da celebração é a coroação dos reis de Congo, feita em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Ifigênia. Em Major Ezequiel não foi diferente, aconteceu a transferência de reinado do casal Ester Sanches-Naek e o empresário Rashid Hamid Naek para Gilberto da Conceição Bicalho (Vieiras) e Geralda Venâncio Cota.

Cerca de 40 grupos de congados de diversas cidades da região participaram da festa, tornando a edição uma das maiores da história da cidade. Anos atrás, Ester e Rashid haviam sido reis na Festa de Nossa Senhora do Rosário, na sede de Alvinópolis. Ester também já foi homenageada pelos serviços sociais prestados a Alvinópolis e outras cidades. Durante a passagem da coroa, o casal agradeceu os prefeitos por oferecerem transporte para que os grupos congadeiros participassem da festa. Os organizadores, os padres Marcos e Geraldo Reis, comerciantes e populares também contribuíram para o evento, que ainda contou com missas, apresentações da Folia de Reis no adro da Matriz Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora do Rosário, show da Banda Mandruvá & Samba de Raízes, Banda Congo e Família Alcântara Coral, de João Monlevade, entre outros.

 

Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 191.

Comentários

Comentários

About Author /

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?