A busca por conhecer os traços físicos de Jesus Cristo é uma constante entre religiosos, e algumas vezes, pesquisadores e cientistas embarcam em tentativas de revelar a imagem do homem que revolucionou a sociedade judaica de seu tempo e é tido como filho de Deus pelos cristãos.

rosto-de-jesus-2Um grupo de pesquisadores ingleses e israelenses divulgou uma imagem em terceira dimensão do que seria o rosto de Jesus Cristo, de acordo com informações do site espanhol voltado a notícias do meio cristão Acontecer Cristiano.

O grupo foi formado por arqueólogos israelenses e cientistas ingleses, que utilizaram técnicas de reprodução 3D para reconstruir da maneira mais próxima possível, a aparência de Jesus.

Para chegar ao resultado apresentado, os pesquisadores analisaram restos mortais de pessoas que viveram na época de Jesus, colheram dados sobre a aparência de pessoas de sua etnia e focaram suas atividades nos crânios encontrados na região do Getsêmani.

Técnicas

Na construção da imagem apresentada, além de técnicas de antropologia forense, os cientistas usaram descrições bíblicas como fonte de informação para detalhes como a cor e comprimento do cabelo e a tonalidade dos olhos de Jesus.

A imagem é o oposto do estereótipo construído no mundo ocidental através das representações em pinturas e caracterização de personagens em filmes e séries, mas os cientistas tiveram a preocupação de tentar fazer a projeção ser o mais próximo do que seriam os traços de alguém que nasceu em Nazaré e viveu em Israel há 2000 anos.

rosto-de-jesus

Ao final das contas, essa projeção não deixa de ser um trabalho científico respeitável, mas sem influência no significado de Jesus para seus seguidores e sem importância para o legado de Salvação deixado por seu ministério.

Comentários

Comentários