Hidratação, reconstrução e cortes periódicos são os grandes aliados da transição capilar

A transição capilar é um processo de mudança de visual progressivo. Aos poucos um cabelo novo e natural vai crescendo ao mesmo tempo que se mantém fios alisados  ou relaxados na extensão e pontas.

Esse processo que pode levar meses é enfrentando por muita gente que decide mudar de visual e usar o cabelo natural, mas, que não pretende eliminar o cabelo alisado ou relaxado de uma só vez.

Além de esteticamente ser um período muito difícil, porque, se o cabelo é crespo ou cacheado, a raiz fica armada e as pontas lisas ou espigadas. É um momento onde se tem mais de um tipo e textura de fio na cabeça, o que requer cuidados diferentes e especiais.

É também nesse período, que as tranças, penteados, turbantes e até mesmo as perucas são grandes aliados. Mas, para garantir que o processo de transição capilar seja bem-sucedido e para que o cabelo novo cresça mais rápido e saudável é muito importante cuidar da raiz natural e das pontas quimicamente tratadas de forma diferente.

Depois de muitas mudanças de visual, eu estou ficando craque no assunto. Faz mais de dez anos que não aliso o meu cabelo, mas, sigo fazendo tinturas, colorações e descolorações que, às vezes, desgastam o cabelo tanto quanto um alisamento.

O primeiro passo é entender que você conviverá com dois tipos de cabelo na cabeça por um longo período. Aceitação é fundamental. O segundo é que sua maior aliada é a tesoura. Cortar o cabelo periodicamente para ir eliminando as pontas lisas é indispensável.

Na raiz promova umectações capilares e abuse de produtos com função hidratante (de repor água). No encontro entre as duas texturas tome o maior cuidado possível, na hora de desembaraçar, para não quebrar os fios. Nas partes do cabelo onde ainda existe relaxamento ou qualquer outro tipo de química, procure produtos com a função “reconstrução”. Esses produtos vão agir para repor massa capilar, deixando o cabelo um pouco mais espesso e forte.

No dia a dia, dê preferência para produtos emolientes, pentes de cerdas mais largas e abuse do gel. Hoje, o mercado de cosméticos é vasto e existem géis específicos para cabelos crespos e cacheados, que ajudam a modelar e hidratar os fios. Muitos deles têm, por exemplo, Aloe Vera (babosa) na composição, que auxilia no crescimento, na regeneração e na hidratação do cabelo.

 

Rachel Quintiliano

Jornalista, pós-graduada em comunicação e saúde, consultora na área de comunicação, planejamento e sistematização com foco em saúde, gênero e raça e empreendedora do ramo de cosméticos.

Comentários

Comentários