5 filmes que falam sobre racismo na educação para maratonar

Separamos alguns filmes para ajudar você a refletir sobre o racismo na escola

Ter filhos negros é entender que o racismo é algo que eles podem conhecer desde cedo, infelizmente. A questão racial também está presente nas escolas e gera dúvidas, medos e relações confusas para os pequenos.

No Brasil, a Lei 10.639/03 estabelece a obrigatoriedade do ensino de história africana e afro-brasileira. Mas a aplicabilidade da lei ainda é uma questão em muitas instituições.

Nesse texto, separamos 5 filmes que levam em consideração o tema da educação e do racismo no ambiente educacional.

1 – Vista a minha pele (2004)

O filme de Joelzito Araújo e Dandara busca trazer a reflexão de como seria para os brancos se eles estivessem na mesma condição social de pessoas negras, sofrendo com situações racistas e preconceituosas por conta da cor da pele. O filme inverte a ordem, colocando pessoas negras em um lugar de padrão social e pessoas brancas como o ‘diferente”.

2 – Ao mestre com carinho (1967)

O filme tem roteiro e direção de James Clavell e conta a história de Mark Thackery, um engenheiro que fica desempregado e assume um cargo como professor em uma escola de Londres. A escola está localizada em um bairro operário e possui alunos majoritariamente brancos que já tem problemas de indisciplina. O professor enfrenta as situações racistas e precisa tomar a decisão de escolher qual caminho seguir.

3 – Escritores da liberdade (2007)

O filme é baseado na história real da professora Erin Grunwell, que foi contratada para dar aulas em uma escola marcada pela resistência dos alunos em lidar com diferenças. No longa de Richard LaGravenese, a nova professora tenta mostrar aos estudantes que as referências do cotidiano deles também é algo para ser usado na sala de aula. Eles lidam com questões de desigualdade social e racismo.

4 – Mãos talentosas: a história de Ben Carson (2009)

No filme, Ben Carson é um menino de Detroit que se sente desmotivado ao tirar notas baixas na escola, ele também sofria bullying frequentemente. A mãe do garoto se torna uma inspiração para ele, ao voltar a estudar depois de adulta. Ao completar 33 anos, Ben se torna diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário John Hopkins.

5 – Entre os muros da escola (2008)

O diretor Laurent Cantet conta a história de Fraçois Marin, um professor de língua francesa que dá aulas em uma escola localizada na periferia de Paris. Lá estudam muitos jovens vindos de diferentes países da África, do Oriente Médio e da Ásia. As condições socioeconômicas nas quais vivem os alunos se tornam barreiras para os professores, que tentam buscar maneiras de ensinar seus alunos com qualidade.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search