Abolição, Guerreando pra sorrir.

Abolição, palavra carregada de sentidos, dores, afetos e interpretações as mais diversas. Palavra que incendiou corações e mentes no século XIX e estimulou discussões apaixonadas sobre a vida, a liberdade e o futuro da humanidade. Símbolo que titulou movimentos libertários e tornou-se o principal combustível para a entrada do Brasil no século XX. Conteúdo concreto que povoou os sonhos de milhões de brasileiros ao longo de quase 400 anos.

Passados 131 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, vivemos momentos de perplexidade diante das reações indignadas que parte da sociedade brasileira tem tido as políticas públicas implementadas para a promoção da igualdade racial no Brasil. Por isso mesmo, vale perguntar: Para que conquistamos a Abolição? Que ideia ou sentido de liberdade gerada por este ato deve orientar nossas ações nos dias de hoje?

O poeta José Carlos Capinam, ícone do movimento tropicalista nos anos 60, nos dá uma pista. Com versos poéticos e precisos, no poema/canção “Guerreando pra sorrir, ele nos ensina: “Acabar com a tristeza, com a pobreza e o apartheid, não fazer da humanidade, a metade da metade, parte branca, parte negra”.

Ou seja, o Brasil continua precisando da Abolição para que a sociedade conquiste a cidadania plena, o desenvolvimento econômico e social e para que todos seus filhos, independentemente da cor da sua pele, de sua origem social ou opção religiosa possam ser tratados com dignidade e igualdade, conforme determina a nossa Constituição.

Mas também precisa da Abolição para que, em seu nome e em nome de milhões de brasileiros e brasileiras, que empunharam essa bandeira com coragem e determinação impeçamos que a desigualdade, o racismo e a discriminação, gerados por séculos e séculos de escravidão, naturalizem-se em nosso cotidiano.

Abolição para sensibilizar e conscientizar os homens e mulheres que dirigem o país, em especial aqueles que nos representam na Justiça e no Parlamento, de que a promoção da igualdade racial não pode ser apenas o recheio mágico de discursos vazios sobre a beleza da mestiçagem,  ainda mais quando estudos e pesquisas apontam para a desigualdade gigantesca das relações raciais no Brasil que leva à exclusão milhões de brasileiros e dificulta a eles o acesso a nichos do mercado de trabalho, como a publicidade, a moda e a televisão.

Abolição para impedir que o medo que latifundiários impingem ao campo sempre que tratamos de regularização da terra, ignorando a presença de milhões de remanescentes de quilombos, que apesar de tanta dor e indiferença, continuam resistindo nos rincões do país, com a viva esperança de que a abolição os alcance de fato e assim possam ter acesso àquilo que lhes pertencem por justiça e direito.

Abolição para superarmos a abissal diferença entre a qualidade do ensino público e privado e a exclusão de um enorme contingente de jovens brasileiros da cidadania. Afinal, o Brasil contemporâneo, aberto, criativo e plural não pode entregar parte da juventude brasileira a grupos de extermínio e a narcotraficantes, até porque reconhecer esse direito e possibilitar a reparação histórica e assumir um compromisso com o futuro do país.

Portanto, a celebração desses 131 anos da abolição da escravatura no Brasil   só tem sentido nos dias de hoje se for para debelarmos a hipocrisia que grassa na sociedade quanto à questão racial e se dermos conteúdo real às aspirações de mais da metade da população brasileira. Ou seja, é preciso instaurar a abolição definitiva da discriminação e do racismo que ainda persiste no Brasil.

“Abolir essa careta, que esconde a Natureza e que me faz ser teu irmão.

Toca a zabumba que a terra é nossa!

Comentários

Comentários

About Author /

Mestre em Cultura e Sociedade pela Ufba. Ex-presidente da Fundação Palmares, atualmente é presidente da Fundação Pedro Calmon - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?