Kamala Harris se torna a primeira vice-presidente mulher e negra dos Estados Unidos

Agora é oficial! Kamala Harris tomou posse da vice-presidência dos Estados Unidos, tornando-se a primeira mulher e pessoa negra a ocupar o cargo. Este momento histórico foi marcado ao lado do 46º Presidente, Joe Biden, uma cerimônia realizada em duas etapas: uma fora do Capitólio, onde acontece o discurso direcionado à nação, e outra diante dos congressistas, onde o novo presidente faz o juramento. Como em anos anteriores, toda a cerimônia está transmitida ao vivo. O então presidente Donald Trump, quebrou o protocolo e não compareceu à posse de seu sucessor eleito democraticamente.

Após o juramento da posse, conduzido pela juíza da Suprema Corte Sonia Sotomayor, Kamala Harris se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo e sucede Mike Pence, vice de Donald Trump.

Após o juramente de Harris, o democrata Joe Biden, tomou posse como 46º presidente dos Estados Unidos. Em seu discurso, Biden disse que a democracia prevaleceu e que vai governar para todos os cidadãos.

A eleição histórica foi marcada pelo apoio da comunidade negra dos EUA, onde 87% dos negros americanos votaram em Biden e Kamala, o que pode refletir em ações voltadas a questões raciais no país e iniciar um período importante ao redor do mundo.

O desafio da dupla eleita é governar uma sociedade extremamente dividida, mas onde a comunidade negra ganhou espaço com poder econômico e político, apesar de ser minoria no país, 13% da população.

Kamala Harris foi a primeira senadora de origem indiana e afro-americana e graduou-se com um bacharelado em artes pela Universidade Howard, em Washington, historicamente destinada à educação de pessoas negras no país. Além disso, formou-se  em direito pela Faculdade de Direito Hastings da Universidade da Califórnia.

Além de Harris, outras lideranças negras compõem a nova cúpula do poder norte americano, como Jaime Harrison para liderar o comitê nacional Democrata e a deputada Márcia Fudge como Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

 

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?