Guineense com mestrado e 7 livros publicados não encontra emprego no RJ e pensa em voltar para seu país
Morando no Rio de Janeiro há 12 anos, o africano Eliseu Banori, que possui mestrado em Língua Portuguesa pela UFRJ, trabalha como auxiliar de serviços gerais para conseguir sustentar a família
Nascido na Guiné-Bissau, Eliseu Banori veio para o Brasil há 12 anos. Professor de português, ele é Mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui sete livros lançados, mas nunca conseguiu emprego na área.
Em reportagem do RJ2, o professor, que já trabalhou como atendente de restaurante, funcionário de supermercado e, atualmente, trabalha como auxiliar de serviços gerais em um condomínio da Zona Sul do Rio de Janeiro, afirmou que se não encontrar um emprego em sua área de formação, voltará para Guiné Bissau.
Banori saiu de Guiné-Bissau, no Oeste da África para conquistar uma vida melhor no Brasil. Mas as dificuldades financeiras pelas quais vem passando atualmente o fazem pensar em voltar. O professor também não teria condições de levar a família junto porque não tem dinheiro.
“Eu gosto muito do Brasil, eu amo esse país, conquistei amigos, conquistei mestrado, livros publicados, casei aqui, tenho filho e ter que voltar agora, deixando para trás a minha esposa e o meu filho, isso me deixa um pouco triste”, afirmou o professor em entrevista.
O livro de contos, “A história que minha mãe não me contou”, foi lançado recentemente por Eliseu Banori.