Will Smith está banido do Oscar pelos próximos 10 anos
Está definido! Will Smith foi banido de todos os programas organizados pela Academia de Hollywood, incluindo o Oscar, pelos próximos 10 anos. O comitê divulgou a decisão nesta sexta (08.04).
Alguns dias antes do comunicado do comitê, o astro anunciou a renúncia ao seu cargo como membro da academia. “A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco”, começou os diretores.
Concorrência ao Oscar
A decisão da Academia definiu que Will Smith poderá estar normalmente entre os indicados de suas premiações. Porém, ele não poderá comparecer para receber uma nova estatueta nos próximos 10 anos.
O artista está banido de colocar os pés em qualquer evento relacionado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Portanto, ele não poderá ir a uma premiação mesmo se for anunciado anteriormente como vencedor de uma categoria. “O Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não limitado, o Oscar”, diz nota apresentada pelo presidente da Academia, David Rubin.
Assim como adiantou anteriormente o jornal Los Angeles Times, Will Smith não perdeu a estatueta que recebeu pelo trabalho em “King Richard – Criando Campeãs”. Ele foi premiado momentos após subir ao palco para agredir Chris Rock. “Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia”, afirma o comunicado.
Ao anunciar que deixou a Academia, Will Smith abriu mão do direito de participar das votações do Oscar. A medida não impediu a organização responsável pela premiação de definir uma punição para o ator. Antes de ser banido por 10 anos, Will Smith poderia ter acesso a exibições e eventos realizados pela Academia mesmo sem ser um sócio. A decisão dos conselheiros reforça que ele não estará nas próximas premiações mesmo se estiver concorrendo.