Black Money
Por: Carlos Machado
São poucas as mulheres negras estampadas nas moedas nacionais dos países Africanos. Li matéria no Huffington Post dizendo que nos 195 países do mundo, 92% das cédulas nacionais tem homens estampados. Irei mostrar para vocês quais países homenagearam mulheres no seu dinheiro.
Malauí – Rose Chibambo
Rose Lomahinda Chibambo (8 de setembro de 1928 – 12 de janeiro de 2016) foi uma proeminente política do Protetorado Britânico da Niassalândia (colônia inglesa) nos anos que antecederam a independência como estado do Malawi em 1964, e imediatamente depois.
Rose Chibambo organizou as mulheres do Malawi em sua luta política contra os britânicos como uma força política a ser reconhecida ao lado de seus homens no esforço pela independência. Ela foi presa em 23 de março de 1959, dois dias depois de dar à luz uma menina, e levada para a prisão de Zomba. Seus companheiros combatentes da liberdade, incluindo Hastings Banda, foram presos mais cedo, na manhã de 3 de março, quando o governador Robert Armitage declarou estado de emergência. Depois que o Malauí conquistou a independência em 1964, Rose Chibambo foi a primeira mulher ministra no novo gabinete. Quando ela se desentendeu com Hastings Banda, ela foi forçada ao exílio por 30 anos, retornando após a restauração da democracia.