“Estamos caminhando para ser um grande veículo de comunicação”
CEO da Raça participa de diálogo na Folha sobre comunicação antirracista
Na manhã desta terça-feira (10/10), o CEO da Revista Raça e consultor em diversidade na CNN, Maurício Pestana, participou de debate no auditório da Folha de São Paulo sobre comunicação antirracista, promovido pelo Seta e Instituto Peregum.
Segundo Pestana, revista Raça está trabalhando para ser um grande veículo de comunicação que dialoga diretamente com a maioria da população brasileira sobre todos os temas de interesse dos brasileiros.
Pestana ainda acrescentou que nunca pensa na revista Raça como um canal nichado ou guetizado. Isso ocorre porque a revista fala com quase de 60% da população brasileira, ou seja, a população negra, que também é diversa e ocupa diferentes lugares na sociedade brasileira. Além disso, Pestana observa as outras empresas de mídia e adota algumas estratégias.
“Eu tento levar para a Raça toda experiência que tive nas redações por onde passei e a maioria delas brancas. Sempre fico pensando que estratégias elas estão usando para ser mais plural”.
Flavia Lima, editora de diversidade da Folha, um veículo tradicional de grande imprensa, fala a partir de uma outra perspectiva sobre como seguir relevante para os leitores. “Pensar no jornalismo, hoje e não pensar nesses novos leitores é caminhar para uma perda de importância”.
Os novos leitores que Flávia Lima comenta são a população negra, as pessoas das periferias, as mulheres, entre outros.
Participaram do debate Flávia Lima, editora de Diversidade da Folha de S. Paulo, e Priscila Tapajowara, coordenadora do Midia Indígena. Também estiveram presentes Ronaldo Matos, cofundador e editor do Desenrola e Não Me Enrola, e Vinicius Martins, cofundador da Alma Preta.