A beleza dos cabelos crespos
O projeto “Editorial de Flores” visa enaltecer a beleza dos cabelos crespos. Saiba mais
TEXTO: Tainá Almeida | FOTOS: Augusto Baptista | Adaptação web: David Pereira
O Editorial de Flores é um projeto idealizado pela coordenadora do Grupo de Trabalho Moda e Beleza do Meninas de Black Power, Ingrid da Matta, para desconstruir a ideia de uma tabela classificatória de tipos de cabelo e sobretudo mostrar a beleza dos fios crespos naturais.
Para que este projeto tomasse corpo, o Ateliê Colares D’Odarah foi cedido para a realização do ensaio fotográfico, dirigido por Emanuele Sanuto e fotografado por Augusto Baptista. Os modelos Jessyca Liris, Fabíola Oliveira, Natália Regina, Ingrid da Matta, Jaciana Melquíades, Leandro Melquíades, Matias Melquíades e Ray Benthroldo foram maquiados por Danny Soares e contaram com a produção de penteados de Fabíola Oliveira.
Os cabelos crespos naturais são colocados de forma desprivilegiada nas classificações existentes. Visando horizontalizar essa avaliação de maneira que não se enalteça apenas um tipo de fio, enquanto os outros ficam em posição inferior, a nova classificação relaciona os cabelos crespos com famílias de flores. Historicamente, este tipo de fio é tido como “duro”, sem vida e não é comparado com objetos bonitos. Sempre foi inferiorizado e chacoteado. A nova associação visa colocar em um mesmo patamar todos os tipos de cabelo.