Adele é acusada de plágio por Toninho Geraes, autor da canção ‘Mulheres’ eternizada por Martinho da Vila

Advogado de Toninho Geraes fez a sobreposição das músicas na voz de uma cantora para ficar mais próximo do tom de Adele “O plágio ficou mais perceptível ainda”, contou ao Uol

Toninho Garaes está preparando uma ação judicial contra a cantora britânica Adele pelo plágio da música “Mulheres”, da qual é autor. Além da cantora, o compositor e produtor Greg Kurstin e a gravadora XL Recordings também serão acionados judicialmente.

A canção se tornou sucesso no Brasil em 1995, na voz do sambista Martinho da Vila e agora é parte do processo movido por Garaes. Segundo o autor da canção, a música “Million Years Ago”, do álbum “25”, lançado em 2015 contém 88 compassos idênticos, similares ou com pequenas variações entre as duas canções. O advogado também contesta na ação a similaridade entre a introdução, refrão e final da música.

Divulgado em reportagem pela Revista Veja, o caso corre desde fevereiro quando Geraes notificou a Sony Music, gravadora de Adele, informando o plágio. A Sony respondeu que apenas o produtor Greg Kurstin, a XL Recordings, gravadora responsável pelo álbum e a própria Adele devem responder sobre a ação.

A notificação foi então encaminhada para os três no mês de maio e até agora, nem o advogado e nem o compositor receberam respostas, o que os levou a tornar o caso público. Os dois estão reunindo mais provas para entrar com a ação na Corte Britânica.

De acordo com reportagem do UOL, Toninho Geraes ficou sabendo do plágio no final de 2020 através de Misael da Hora, filho de Rildo Hora, que criou o arranjo de Mulheres. O rapaz escutou a música de Adele em uma festa e logo desconfiou que seria uma versão da música cantada por Martinho da Vila. Misael notou que o nome de Geraes não constava nos créditos e avisou Geraes que acionou seu advogado, Fredimio Trotta.

Compare as canções:

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?