Amor é amor, não importa como for

por: Carol Barreto

[Texto da Edição 200/2018]

A estilista Najara dos Santos Souza é a criadora da N BLACK, marca de roupas e acessórios unissex, criada no ano de 2005. a princípio, era destinada exclusivamente à fabricação de camisas com a estampa que dá a imagem da marca (boneca de cabelo black). Posteriormente expandiu para outros tipos de trajes, como vestidos, calças, peças em jeans, acessórios, linha infantil e uma linha plus size. A marca nasceu com o intuito de fazer uma moda para todos aqueles que se identificavam como e com a cultura negra e a população afrodescendente, contribuindo na construção do sentido de pertencimento e elevação da autoestima dessas pessoas.

Entre 2007 e 2011 a marca iniciou a criação de figurino para bandas e artistas de Salvador, entre eles Márcio Victor (Psirico), Falcão (banda Guig Ghetto), Peu Meurray, Magary Lord, entre outros, além da confecção de fardamentos para agências promocionais tais como Ideia 3, Plural Promo, Bumerangue, Specht e Caco de Telha.

Sobre a marca

Quando a marca surgiu, o mercado de moda em Salvador ainda era pequeno e não se percebia um diferencial entre a maioria das marcas comerciais já existentes. Em busca de uma ideia de modernidade junto às raízes africanas, a N Black se estabeleceu. Seguindo uma linha contemporânea, despojada, ousada e com bastante atitude da moda de rua, a N Black vem ganhando espaço no mercado alternativo de moda, não só de Salvador, mas de reconhecimento também nacional e internacional.

Em 2012 foi criada a loja física, já que até então a fabricação e entrega dos produtos se dava de maneira informal. E em 2014 a marca buscou inovar para construir visibilidade em outros espaços ainda não explorados e vem ganhando visibilidade no Rio de Janeiro e em São Paulo. No mesmo ano a N Black foi convidada a participar do Prêmio Mulher de Negócios do SEBRAE e por consequência participou da Feira Preta de São Paulo e de Brasília.

O ano de 2015 começou em grande estilo

Participando da Alameda das Sensações no Festival de Verão, em seguida da Feira da Cidade e da primeira edição do Projeto Afro Fashion Day, realizado pela Rede Bahia.

Com agenda cheia em 2016, a marca firmou uma parceria com o camarote de Lícia Fabio, no Carnaval de Salvador; realizou um projeto de customização de abadás na Alameda das Grifes, no Shopping da Bahia, um período de muito sucesso e trabalho dentro de um dos principais shopping centers de Salvador e num espaço historicamente excludente para a população negra. No decorrer do ano, fez participação em várias feiras, incluindo Pop Up, na capital baiana e dos 15 anos da Feira Preta São Paulo, encerrando este ciclo com a presença no segundo ano do Afro Fashion, sendo que Najara, além de participar com suas roupas, foi modelo Plus Size no desfile.

A N Black vem sobressaindo no mercado pela originalidade e criatividade, a loja comercializa peças exclusivas, elaboradas para satisfazer os clientes, que geralmente se tornam assíduos no consumo de roupas e acessórios compondo uma carência que já existia nesse segmento de produto, mesmo em Salvador.

NUMA AGRADÁVEL CONVERSA COM NAJARA, ELA CONTA SOBRE SUA TRAJETÓRIA E O CONCEITO DO TRABALHO:

“Comecei de forma despretensiosa, sem saber ao certo o que estava fazendo, mas em mim existia essa vontade, esse querer, e dei continuidade. Os anos se passaram e comecei a entender que o que estava fazendo era forte, profissional e que mudaria a minha cabeça (e vida) e de várias pessoas da minha geração. O que eu sempre quis fazer era dar voz, espaço e trabalhar a autoestima dos jovens negros (as) e afrodescendentes esquecidos e ignorados por não assumirem um perfil estabelecido pela sociedade. Foram anos de luta, rejeição, negação, mas me mantive sempre firme e forte no meu propósito; é muito gratificante quando vejo minhas ideias e criatividade se materializarem nos corpos dos clientes, mais feliz fico quando escuto ‘você me representa’, ‘você é minha
referência’, ‘a N Black nos representa’ e vários outros elogios que me fazem entender e compreender que todas as lutas travadas anos atrás valeram a pena. Aos poucos tenho trilhado o meu caminho e vou deixando experiências para os que estão chegando. Temos poucas referências de estilistas negras no Brasil, mas as poucas que temos já enchem meu coração de orgulho e felicidade por saber que não estou só nessa luta.
Sinto falta da valorização e reconhecimento do nosso trabalho. A influência da moda afro-brasileira está estampada nas cores, formas e estilo da moda atual brasileira, porém eles divulgam o que é nosso, mas não divulgam os nossos”.

Das muitas imagens publicadas nos editoriais de moda da N Black

A coleção “O amor é amor, não importa como for!”, de 2017, trouxe uma qualidade de fotografia, conceito e discurso político surpreendentes. O editorial fotografado pela talentosa artista baiana Helemozão expressa toda sutileza do amor através dos olhares e gestos das pessoas convidadas como modelos, em imagens que refletem alegria e o clima de romance de casais que destoam do padrão hegemônico de beleza, comportamento, corporalidade e sexualidade.

“Hoje consigo compreender que faço muito mais do que criar roupas, mas, sim, trabalhar a autoestima, sensações e sentimentos das pessoas. Quando convido uma cliente negra, gorda, periférica para fotografar vejo a importância que isso traz para vida dela, como mexe com ela e isso me deixa feliz e realizada. Quebrar padrões e rótulos, mostrar como temos pessoas bonitas, profissionais e capazes de trabalhar no mercado da moda é o nosso intuito. O vestuário contribui para a construção do perfil das pessoas, podendo até refletir
o seu estado de espírito e é através do vestuário que realizo minha construção política que será representada para esta geração e a que está por vir”.

AMOR É AMOR, NÃO IMPORTA COMO FOR.
Foto:
Helemozão Fotopoesia
Make: Larissa Montenegro e Victória Ásfora
Produção: Najara Black
Assistentes: Vera Porto Ttatta Brasil e Augusto Elyote

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?