Aniversário de uma estrela da arte negra brasileira: Margareth Menezes

Hoje é o aniversário de uma das principais personalidades negras do mundo e colunista da Revista Raça, a cantora Margareth Menezes.

Além de celebrar o dia em que nossa musa baiana nasceu, nós também relembramos que ela só nos dá orgulho com suas conquistas. Margareth Menezes está entre os 11 brasileiros que integram a lista das 100 Pessoas mais Influentes de Descendência Africana, o Mipad 100, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas que reconhece personalidades que impactaram na luta por representatividade, justiça e direitos da população negra no planeta. A cantora integra a categoria ‘Música’.

Como atriz, Margareth Menezes estrela a série ‘Casa de Vó’, comédia que conta a história da personagem Tereza, funcionária aposentada do serviço público que mora com os quatro netos. Escrita e dirigida por Licínio Januário, a série será exibida em todos os países de língua portuguesa.

Ela contou como se sente com a notícia de que a série será distribuída em Portugal e em países e africanos e como se sente sabendo que uma produção negra brasileira está conquistando espaço internacionalmente “Recebi com muita alegria. Vejo a continuidade e o desenvolvimento desse projeto que é a Wolo TV, de se expandir cada vez mais. Acho que o pensamento do Licínio e de toda equipe é justamente esse. E estou muito feliz mesmo. Primeiro porque sou a protagonista da ‘Casa da Vó’, então vai ser muito bom. É uma coisa que os meninos buscavam, essa direção, e agora está se consagrando. Então acredito que a série é muito legal, tem muitas mensagens interessantes da relação, da convivência da família afro-brasileira e também dos nossos conflitos, mas vistos de maneira madura. Uma boa maneira de se relacionar, de reagir à questão do preconceito e das discriminações que existem na nossa sociedade e a vó, ela é uma pessoa que tem um nível de pensamento e uma maneira de encaminhar as coisas com seus netos, positiva, sempre reagindo, sempre botando pra frente, mostrando a eles a maneira de poder enfrentar essas dificuldades sociais e raciais. Eu fiquei muito feliz. Agradeço muito ao Licínio e a galera da Wolo TV por ter me dado esse presente” relata a protagonista da série que iniciou carreira de atriz antes mesmo da carreira musical.

Nascida em 13 de outubro de 1962, na Península de Itapagibe, cidade de Salvador, a atriz e cantora acumula dois troféus Caymmi, dois troféus Imprensa, quatro troféus Dodô e Osmar e indicações ao Grammy Awards e Grammy Latino. Ela também já realizou 21 turnês mundiais e foi considerada pelo Los Angeles time, jornal norte-americano, como a “Aretha Franklin Brasileira”.

Uma mulher negra, baiana, dona de grandes sucessos como Dandalunda, Sou faraó, Saudação ao Caboclo e Elegibô. Que levou o axé para além das fronteiras do país. Hoje, mais uma vez, nós celebramos Margareth Menezes!

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search