APRENDA A PREPARAR A CANJA DE GALINHA DO CABO VERDE
Veja como preparar a Canja de galinha do Cabo Verde
Texto: Renato Bazan e dudu Ramos | Foto: Fabrizio Pepe | Adaptação web Sara Loup
Nas ilhas do Cabo Verde, a canja é um dos pratos prediletos. Ao contrário da experiência brasileira, porém, ela custa caro aos caboverdianos, que não têm à disposição uma grande quantidade de carne disponível devido ao reduzido território. A viajante que nos ensinou essa receita, natural daquele país, conta sua relação afetiva como prato: “Eu o preparo com prazer! Minha mãe não era grande cozinheira, mas a canja ela sabia fazer. Como todos os pratos que levam carne, a canja é muito cara, faz-se raramente. Em Cabo Verde, só acomemos em grandes ocasiões.
Veja como preparara a canja
Ingredientes:
kg de Peito de Frango
½ xícara de Arroz
2 Batatas grandes
1 colher de Azeite
1 Cebola média
2 Tomates médios maduros
1 tablete de Caldo de Galinha
1 dente de Alho picado
1 Folha de louro
3 litros de água
Cheiro verde (ou coentro) a gosto
Pimenta malagueta a gosto
Sal a gosto(Sugestão)
Cebolinha a gosto
Modo de preparo: Em uma tábua de cortar, remova a pele dos tomates e corte-os em cubos. Limpe cada batata, tirando-as a casca, e divida-as em quatro pedaços cada. Pique a cebola e o alho.Pegue então o peito de frango e, depois de remover quaisquer acúmulos de gordura indesejados, corte-o em grandes cubos.Deixe os ingredientes separados. Em uma panela grande, coloque a água e deixe-a em fogo alto até abrir fervura. Diminua então a intensidade do fogo e acrescente o frango e as batatas, juntando em seguida o sal, a pimenta,a folha de louro, o alho e acebola.
Deixe ferver por 20 minutos. Acrescente então o arroz e o tomate e deixei a mistura no fogo por mais 15-20 minutos, mexendo frequentemente até que o arroz atingir uma textura que agrade. Quando as batatas estiverem moles o suficiente para serem esmagadas, retire-as e amasse-as com qualquer utensílio, e então coloque-as de volta na panela. Mexa a canja de forma contínua, por mais ou menos10 minutos, até que ela atinja uma consistência encorpada. Ao final, acrescente o cheiro verde (ou o coentro), desligue o fogo e tampe a panela. Mexa e deixe a sopa pegar o gosto por mais dois minutinhos.
Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 190