Arquiteto Francis Kéré é primeiro negro a vencer maior prêmio de arquitetura do mundo

Nascido em Burkina Faso, Kéré é fundador e arquiteto em seu próprio escritório, o Kere Architecture, localizado em Berlim, na Alemanha

Pavilhão da Serpentine Gallery (Foto: Divugação)

O arquiteto Diébédo Francis Keré é o primeiro africano a ganhar um dos principais prêmios de arquitetura do mundo, o Pritzker 2022. Natural de Burkina Faso, Kéré possui um escritório de arquitetura em Berlim, na Alemanha, conhecido como Kere Architecture.

O anúncio foi feito pela organização do prêmio nesta terça-feira (15). “Francis Keré é um pioneiro da arquitetura – sustentável para a terra e para os seus habitantes – em terrenos de extrema escassez. Através de edifícios que mostram a beleza, a modéstia, o arrojo e a invenção, e pela integridade da sua arquitetura e gesto, Keré sustenta, com graciosidade, a missão deste prêmio”, dizia o comunicado que anunciava a vitória de Keré.  

De acordo com a Casa Vogue, Kéré assinou o Pavilhão Serpentine, em Londres, Inglaterra. A inspiração do projeto divulgado em 2017 surgiu a partir de uma árvore de Burkina Faso, onde as pessoas se reúnem para realizar atividades cotidianas sob a sombra. A organização também dá destaque para outros projetos desenvolvidos por Keré, como a escola Benga Riverside, em Moçambique. Todos pensados a partir de soluções sustentáveis.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?