23 autores gaúchos lançam coletânea em Porto Alegre

 

Texto: Redação | Foto: Divulgação 

Autores gaúchos | Foto: Shutterstock

Autores gaúchos | Foto: Shutterstock

Lançada em grande evento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a coletânea “Negras Palavras Gaúchas” é um livro que relata, em 150 páginas, opiniões, artigos, poemas e reflexões de 23 autores negros e não-negros, gaúchos e também de outros estados brasileiros. Entre os que publicam na primeira edição do projeto estão a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros e o ex-presidente da Fundação Cultural Palmares, Elói Ferreira de Araújo.

Segundo o autor e idealizador do projeto, o jornalista e escritor Oscar Henrique Cardoso, a proposta da coletânea foi dar voz e vez para a manifestação de intelectuais negros gaúchos. O Rio Grande do Sul, segundo Oscar, sempre foi um estado contemporâneo e a partir de lá que o saudoso professor e escritor Oliveira Silveira deu origem ao reconhecimento do 20 de Novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra, em alusão ao herói Zumbi dos Palmares.

O diretor executivo da Raça BrasilMaurício Pestana palestrou no “Seminário Multiétnico de Empreendedores Sociais”, evento que antecedeu o lançamento da coletânea. Pestana destacou o sucesso da Raça como um case de empreendedorismo cultural.

 

Quer ver esta e outras colunas e matérias da revista? Compre esta edição número 186

 

Comentários

Comentários