Azeviche: Incubação e Afromarket
Incubar é preparar, fortalecer e dar suporte às micro e pequenas empresas em estágio inicial para que elas sobrevivam no mercado, sabe-se que os principais motivos para um empreendimento perecer, são: falta de planejamento prévio, falta de gestão empresarial e comportamento empreendedor inadequado. Para comunidade negra inúmeros fatores pesam negativamente do racismo, a falta de acesso a formação e informação, diminui sobremaneira não só a manutenção de uma empresa, mas a simples construção não é nada fácil.
O afro empreendedorismo tem como meta destruir a cruel realidade imposta à população afro-brasileira, desde a diáspora africana até o processo de escravismo que perdurou por séculos.
Esse contexto produziu profundas lesões sociais, fazendo com que a ascensão individual se torne algo extremamente penoso. Para esse propósito a coletividade é fundamental para fortalecer e tornar competente a população negra a fim de garantir possibilidades de ocuparem os espaços, tanto econômico como de poder político.
A Azeviche é uma incubadora que se propõe como espaço de discussão, para impulsionar potencialidades de fala e escuta, buscar soluções tecnológicas para movimentar a economia local auxiliando pequenos negócios e projetos inovadores da região metropolitana de Salvador-Bahia a se tornarem empreendimentos de sucesso. Realiza conexões entre microempreendedores, criando coletivamente novas possibilidades de prosperidade e apostando sempre na capacidade ancestral da população negra de se reinventar. Toda ação é direcionada para igualdade racial, de gênero e orientação sexual.
Tendo parceiros importantes como Fundo Baobá para Equidade Racial, Fundo Brasil, MPA- Movimento dos Pequenos Agricultores, APNS do Brasil- Agentes de Pastoral Negros do Brasil e Coletiva de Mulheres Negras Abayomi, a Azeviche produziu soluções inovadoras neste tempo de pandemia, ações de impactos sistêmicos que alcançaram famílias carentes na região periférica de Salvador.
Três fantásticas iniciativas se destacaram:
Segurança alimentar:
Pensando em mitigar a falta de alimentos e itens de higiene, a Incubadora mobiliza parceiros da agricultura familiar para o fornecimento de suprimentos como cestas básicas, materiais de higiene, através de doações.
Negócios Digitais
Suporte tecnológico para planejamento, informatização, produção de marketing e gestão de pequenos empreendedores, além de formações complementares.
Nova Economia
Encontros, debates, palestras na busca de fomentar e impulsionar a economia local e adequação no cenário pandêmico e futuros horizontes.
Parabenizar é necessário, ações como essa produzem diferença, mudança, comportamentos e novas percepções de mundo. Parabéns aos diretores: Taun Carvalho, Romário Roma, Gleidson Silva, Caique Abade, Camila Nunes, Viviane Cazais, Marcos Ferreira e Edigar Amaral. Só se faz diferença na ação com planejamento, avaliação de resultados e energia.
Saiba mais: https://azeviche.wixsite.com/inicio