Veja quais são os principais costumes do povo Zulu

 

Texto: Sonia Nascimento | Foto: Shutterstock | Adaptação web Sara Loup

Características do povo Zulu | Foto: Shutterstock

Características do povo Zulu | Foto: Shutterstock

Diz a história que o continente africano foi o primeiro território a ser habitado e ainda hoje, é um dos mais ricos quando se trata de diversidade cultural. Símbolo da África, muitas tribos souberam preservar sua cultura e manter sua nacionalidade. São cerca de 70 grupos étnicos espalhados pelos mais de 50 países africanos, cada um com seus próprios costumes e particularidades, bem distantes da realidade, da crença e das tradições ocidentais

O Zulus formam o maior grupo étnico do continente, bastante conhecido por suas belas contas coloridas e cestos, bem como outras pequenas esculturas. Vivem em territórios atualmente correspondentes àÁfrica do Sul, Lesoto, Suazilândia, Zimbábue e Moçambique. Apenas na África do Sul, a população de zulus foi estimada, em 1995, em 8.778 (o que corresponde a 22,4% da população total do país). Espalhados pelo restante do continente, o número de zulus chega a 400 mil. As mulheres cultivam a terra e as crianças são pastores. Os zulus moram em choças em formas de cúpulas, sem janelas e facilmente desmontáveis. Quando morrem são enterrados sentados, com os olhos voltados para a sua cabana.

Características culturais:
Na linguagem das miçangas, cada cor tem um significado especial. O branco representa amor, o vermelho é inspiração e o amarelo significa saudade. Os Zulus também são mestres na arte de escrever pequenas mensagens com miçangas. Antes de se casarem, os casais se comunicam apenas através de um colar de miçanga chamado “Lover Letter”. Eles não têm o hábito de se beijar.

Uma moça não pode falar alto perto de sua sogra. As mulheres trabalham bastante: fazem cerveja, artesanato e comida. As virgens andam de peito nu, coberto apenas com colares de miçangas. Cada desenho e cor usada no colar indicam uma mensagem. As comprometidas usam um top de miçanga. As casadas um top maior, de miçanga ou tecido, saia até o joelho e, sempre, chapéu.

O penteado é utilizado apenas para as mulheres casadas. Feito com cola natural para que fique esticado, com uma leve armação de madeira entalhada. Para que permaneça intacto durante o sono, o pescoço é apoiado sob uma curva de madeira. Os homens vivem para a caça e para a guerra. Vestem-se de peles de animais que, depois de trabalhadas, ficam finas como telas. O chefe usa uma pele de leopardo.

 

Quer ver esta e outras colunas e matérias da revista? Compre esta edição número 155

Comentários

Comentários