Conheça Moçambique
Saiba mais sobre o país africano, Moçambique
TEXTO e FOTOS: Eduardo Vessoni | Adaptação web: David Pereira
Navegar é preciso (e sobre este assunto os portugueses conhecem muito bem). Mais do que redesenhar fronteiras durante o período das grandes navegações que aconteceram em mares furiosos ao redor do mundo, a partir do século 15, Portugal provou que tinha inclinação por paraísos terrestres além-mar e desenvolveu certa capacidade em ocupar territórios que se tornariam, décadas mais tardes, em cobiçados destinos turísticos de veraneio. Na lista, figuram nomes como as brasileiras Salvador e Rio de Janeiro, e países do continente africano como a Ilha Maurício, Namíbia e África do Sul. Mas foi durante as incansáveis viagens à procura do caminho mais rápido para as especiarias das Índias que aqueles pioneiros navegantes portugueses encontrariam mais um lugar para incluir em sua relação de destinos conquistados: Moçambique.
O país ainda tenta consertar os estragos deixados por uma guerra violenta que assolou cidades e as isolou do mundo, entre 1977 e 1992, mas quem chega àquelas antigas terras de povos ancestrais encontra um país de paisagens impactantes disposto a se abrir para o mercado turístico. Praias selvagens, ilhas protegidas e arquipélagos distantes são alguns dos cenários que fazem deste destino banhado pelo oceano Índico uma das maiores surpresas do sul do continente africano.
A incansável capacidade de se reerguer e se adaptar a novos tempos parece ser a característica mais marcante daquela gente. O país já serviu de território para os povos bosquímano, conhecido como os caçadores do bosque, e bantu, os guerreiros responsáveis pela saída dos primeiros, durante as grandes migrações que aconteceram na região entre os anos 200 e 300 d.C. Entrepostos comerciais administrados por árabes suaíli também tiveram seu lugar na costa moçambicana, entre os séculos 9 e 13, onde eram realizadas trocas por produtos do interior, como ouro e marfim.