Consciência negra, uma questão de pele

Em um país onde 56% da população é preta e parda, procurar serviços de estética específicos para pele negra é um risco, já que o único artigo científico de dermatologia que fala de pele negra encontrado no Brasil , foi publicado em 2010. Antes e depois dessa data, nada mais foi publicado!

Os tratamentos estéticos são um dos serviços mais procurados no Brasil, mas nem tudo é fácil para uma pessoa preta. Fazer algo simples como uma depilação a laser pode ser um risco, já que procedimentos para cuidado e tratamento para pele negra são 90% diferentes das técnicas, dos procedimentos em pele branca. E, pasmem, não existe treinamento adequado para os profissionais da estética atenderem com segurança as pessoas de pele retinta, preta e parda.

Para compreender mais desse assunto nossa equipe procurou a esteticista Carla Nunes (carlanunesestetica), uma das poucas profissional em estética com especialização para pele negra, e nos deparamos com um universo encantador, criado por uma mulher preta para atender outras mulheres pretas com conforto e qualidade, localizado em um dos bairros mais tradicionais na cidade de São Paulo. Salas muito bem equipadas, e uma equipe de profissionais extremamente bem qualificados, que nos amparam desde o primeiro contato.

O caminho percorrido pela Carla, não é diferente do caminho dos outros empreendedores negros da Cidade de São Paulo. Sempre perseguida pelo racismo estrutural ao tentar, no passado, alugar espaços em salões sem recorte racial, ela percebeu que sua ascensão profissional viria de sua própria coragem em assumir riscos e ser a proprietária do seu negócio, investindo na sua carreira profissional.

Com o apoio da família, a clínica foi inaugurada, e os clientes negros, vendo uma profissional preta, que montou uma clínica de estética, aproximaram-se e mais um desafio veio para essa empreendeedora: aprofundar-se na especialização em pele negra. O conhecimento adquirido em 15 anos de profissão resultou em um livro digital chamado “Pele Negra”, com dicas e segredos revelados em mais de 50 páginas para entendermos tudo sobre pele negra.

A história da Carla Nunes escancara mais uma face do racismo, e mostra que Consciência Negra é a Comunidade em ação. A igualdade vai ser promovida por atitudes como a dessa profissional que identificou uma falha na estrutura e arregaçou as  mangas para mudar a história.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search