Cultura negra rege ações no Muhcab

Leandro Santanna é o gestor atual do espaço e âncora seus projetos na integração entre atividades artísticas e museológicas para dar voz e vez às questões pretas do Brasil

O antigo Centro Cultural José Bonifácio ganhou em 2021 novos contornos e passou a ser um museu. A ideia é dar ainda mais profundidade, e  por que não, proficuidade à valorização, ao debate e divulgação ampla da temática cultural afrodescendente. Quem capitania nesses ventos é o produtor cultural, Leandro Santanna, 43.

Como gestor do Muhcab, ele tem feito inúmeras parcerias para o espaço se solidificar cada dia mais como um polo irradiador de ações e reconhecimento dos educadores que atuam com base na Lei 10.639, a qual prevê o ensino obrigatório na Rede de Ensino nacional a história dos povos do continente africano.

“Queremos voltar a discutir as nossas questões pretas que são relevantes para todo o Brasil, e ao mesmo tempo manter as atividades artísticas de sempre, só que agora com um olhar também debruçado para as atividades museológicas.  Quando o secretário Marcus Faustini me disse que ampliaria a equipe, investi na seleção de currículos de moradores da favela da Providência”, Afirma, Leandro Santanna, que segue à frente do Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, e também angariou recursos para que instituições parceiras ao Muhcab promovessem dentro deste espaço um festival de teatro e a criação de um grande painel grafitado com o tema movimentos abolicionista.

Com 22 anos de experiência na política-cultural, Santana já deixou sua marca no cenário da arte e cultura no Rio como Secretário de Cultura na Baixada Fluminense, Conselheiro Estadual de Políticas Culturais, administrador de teatro e atualmente está finalizando o curso de pós-graduação em Gestão Pública, concomitante ao seu trabalho noMuseu da História e da Cultura Afro-brasileira.

Gestor ganhou palcos e plataforma streaming

Santanna também tem uma trajetória como ator, de longa data. O ilustre cidadão da Baixada Fluminense, município de Queimados, criou no local, ao lado de outros atores, em 2003 a cia teatral, Queimados Encena, e com ela realiza inúmeros feitos que dão uma visibilidade positiva ao lugar. E ainda na esteira da atuação, Santanna estreará dia 28 desse mês na plataforma Netflix, na comédia formato longa-metragem “Barba, cabelo e bigode”, que ainda traz no elenco Lucas Penteado e com direção assinada por Rodrigo França e Letícia Prisco.

Também do streaming Netflix, em breve estará na série “Sem Filtro”, que tem no elenco Mel Maia e é dirigida por João Fonseca e Tatiana Delamare.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?