Consciência negra: Daiane dos Santos abre programação especial de novembro da Dasa

Maior rede de saúde integrada do Brasil realiza ações de diversidade e inclusão o ano todo e, este mês, potencializa a importância da agenda racial trazendo o protagonismo das vozes negras na companhia e na sociedade

“Somos brasileiros, somos negros, somos parte dessa nação e temos, sim, o direito de estar no lugar mais alto do podium”, afirmou Daiane dos Santos na abertura da campanha Vozes Negras organizada pelo DiversiDasa, área focada em ampliar ações de diversidade e inclusão na Dasa.  

A agenda, que ocorre ao longo do mês, de forma online, traz o protagonismo de vozes negras que narram suas vivências sobre raça e identidade social.  “Queremos reforçar os espaços criados na empresa e ampliar o ambiente de debate, compartilhando histórias que refletem representatividade, lugar de fala e potência. O trabalho de diversidade e inclusão dentro da Dasa ocorre o ano todo, e não está atrelado somente a datas comemorativas”, diz Fabio Rosé, Diretor Geral de Pessoas e Cultura. 

Em 2021, a rede de saúde integrada lançou a primeira turma do programa Potências Negras, para a formação de lideranças negras, em parceria com a Falconi Road of Skills & Talents (FRST). O processo de desenvolvimento e mentoria foi ministrado por Vinícius Meneses, gerente executivo da companhia. Desde 2020, a empresa é signatária dos compromissos da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares.

Organizadas pelo grupo de afinidades racial da Dasa, que conta atualmente com 62 pessoas, as ações do Vozes Negras trazem diálogos sobre “branquitude” e consciência racial. Contratar talentos diversos e sensibilizar a liderança é muito importante, mas não suficiente. Precisamos olhar a jornada dos colaboradores como um todo e entender quais são os pontos cegos. Os processos de gestão de talentos foram desenhados em outra época, são menos inclusivos e ainda muito cartesianos. Existem oportunidades de melhoria que proporcionam experiências mais completas e integradas, que melhoram o desempenho e aumentam o engajamento dos colaboradores”, completa Rosé.

A primeira ação contou com a participação de Daiane dos Santos, medalhista olímpica e campeã mundial, que trouxe sua visão sobre a importância da representatividade negra no esporte e suas percepções e sobre o racismo enfrentado na carreira. “A gente quer ser ouvido e compreendido. Hoje, tanto no mundo corporativo quanto no mundo do esporte temos buscado isso”, diz Daiane, enquanto relata sobre a crescente preocupação no esporte de trazer uma educação antirracista e sobre a estruturação das empresas em trabalhar a inclusão e a diversidade.

A Dasa é uma empresa de cultura inclusiva, humanizada, que endossa uma política e práticas de diversidade que tem como principal objetivo garantir a equidade e o empoderamento de

talentos diversos.  “Somos mais de 40 mil colaboradores, 50% são pretos e pardos autodeclarados, sendo que 34% estão em cargos de gestão”, completa Rosé. 

Diversidade na Dasa

A Dasa é um ecossistema de saúde que se dedica a cuidar de todas as pessoas ao longo da vida, de maneira integrada, inclusiva e sustentável. Desde agosto de 2019, conta com uma área dedicada exclusivamente à Diversidade & Inclusão, atuando nas seguintes frentes: Pessoas com Deficiência, Equidade de Gênero, Igualdade Racial, LGBTQIA+ e Diversidade Geracional. 

Em 2020, lançou um Comitê de Diversidade, formado por executivos e, para ampliar esse trabalho, conta com cinco grupos de afinidade, que engajam cerca de 338 colaboradores ao todo. Os grupos de afinidade que integram o DiversiDasa são: Vozes Negras, Equidade Up, Prisma, Sem Barreiras e Geramix. A iniciativa está alinhada ao fato de que estudos, como o publicado na revista Academy of Management, que mostra que os recém-chegados preferem ouvir histórias de seus pares em vez de líderes.1

No decorrer de sua trajetória, o trabalho já pode colher alguns frutos: em 2019, a Prefeitura de São Paulo reconheceu a empresa com Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade no projeto de DiversiDasa – Inclusão de Pessoas com Deficiência. O selo reconhece boas práticas no tema e visa disseminá-las e criar uma rede de Diversidade & Inclusão. 

Em 2020 a Dasa aderiu a compromissos públicos, dentro da Igualdade Racial estão: a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero e o Pacto Global das Nações Unidas.  

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?